80% dos profissionais de saúde relatam exaustão emocional pela pandemia

medicine-5103043_1280

Após um ano de pandemia, a exaustão emocional e a falta de preparo para enfrentar a covid-19 são a realidade de profissionais da saúde que estão na linha de frente de combate ao novo coronavírus. Em relatório divulgado nesta semana, pesquisadores da Fundação Getulio Vargas mostram que 80% dos trabalhadores entrevistados sentem impactos negativos na saúde mental causados pela pandemia, sendo que apenas 19% buscaram ajuda para lidar com o problema. Conduzido pelo Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da FGV, o estudo aplicou uma survey online entre os dias 1º e 20 de março de 2021 a 1.829 profissionais de saúde do setor público, como médicos, profissionais de enfermagem, agentes comunitários e outros.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Panfleto com a forma correta de usar as N95 / PFF2 e lista das marcas e modelos de máscara reprovadas pela ANVISA

Leia o post com todas as informações aqui.

Panfleto PFF2 (novo)

Esse panfleto pode ser impresso e distribuído aqui.

A seguinte lista tem as marcas e/ou modelos que falharam em ou mais testes de segurança elaborados pela ANVISA. Evite-as

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Dica de leitura: O trabalho não precisa ser uma loucura

livro o trabalho

Metas inalcançáveis, múltiplas reuniões, e-mails e mensagens de WhatsApp fora do expediente…dá para entender por que tanta gente adoece com a rotina e o ambiente de trabalho. Precisamos desconstruir esse modelo que preza por empregos árduos, acelerados e competitivos, propõem os executivos Jason Fried e David Hansson. Neste livro, eles trazem reflexões para funcionários, empreendedores e gestores e dividem suas experiências bem-sucedidas em uma companhia de softwares americana. A ideia é que a felicidade no trabalho possa andar lado a lado com os lucros da empresa.

É um compilado prático e inspirador dos insights e das experiências dos autores, mostrando o que fizeram e como é possível para qualquer empresário ou executivo aplicar as mesmas diretrizes, independentemente do tamanho da empresa. Está na hora de parar de comemorar a loucura e começar a celebrar a calma.

Você encontra aqui =▶ https://amzn.to/38bVuby

Fonte: direto do LinkedIn da Ana Maria Rossi

Coronasomnia: insônia incontrolável e automedicada preocupa os especialistas em medicina do sono

Entre as muitas perdas sofridas por milhões de pessoas no mundo todo durante a pandemia da covid-19, a perda do sono pode ser a mais difundida, com consequências potencialmente duradouras e prejudiciais para a saúde física, mental e emocional, apontaram pesquisadores em medicina do sono.

bear-2382779_1280

Os resultados de vários estudos e pesquisas realizados durante a pandemia mostram que a maioria dos participantes tem relato de alterações clinicamente significativas da qualidade do sono, dos padrões de sono e dos distúrbios do sono.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Estudo do Incor sobre sequelas cognitivas deixadas pela covid-19 pode virar referência da OMS

Líder de pesquisa que foca no diagnóstico e reabilitação de pacientes no pós-covid, a neuropsicóloga Lívia Valentin diz que falhas de memória ou atenção podem ser sinal de sequelas

despair-513530_1280

Muito pacientes que tiveram covid-19 relatam sinais e sintomas após se recuperar da doença. Um estudo inédito realizado no Instituto do Coração (Incor) analisou as consequências cognitivas que a doença pode deixar no indivíduo. Os primeiros resultados apontam que não só aqueles que tiveram a doença na forma mais grave sofreram com alguma sequela cognitiva, mas também aqueles que tiveram sintomas mais leves, incluindo os assintomáticos.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Uma epidemia de doenças mentais

Covid-19 fez empresas e pessoas repensarem hábitos e destruírem tabus em relação à assistência psicológica

egg-583163_1280

Já se passaram quase sete meses desde que a OMS declarou que o mundo estava diante de uma pandemia de Covid-19. Diversos países anunciaram lockdowns, enquanto outros achavam que era somente uma “gripezinha”. Estes últimos, no entanto, viram os números de contágio e mortes escalarem rapidamente.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Síndrome da cabana: entenda por que há quem não queira o fim do isolamento

Fenômeno psicológico, a síndrome consiste no medo de sair de casa após períodos de confinamento. Especialistas elucidam dúvidas sobre o tema

cabin-1081733_1280

As primeiras semanas do isolamento social imposto pela pandemia no novo coronavírus foram sufocantes. Aos poucos, entretanto, o fato de as pessoas passarem os dias no conforto do lar, com mais tempo para se dedicarem a hobbies e à família, começou a despertar prazer em milhares de confinados – além de fazer real sentido.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Primeiros dados de que a quarentena elevou o consumo de bebidas alcoólicas nos EUA

alcohol-1961542_1280

Diante do fechamento de diversas áreas dos Estados Unidos durante a primavera em função da pandemia de covid-19, os resultados de uma pesquisa nacional realizada no país mostram um acentuado aumento do consumo de bebidas alcoólicas pelos norte-americanos durante este período.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Diagnóstico psiquiátrico aumenta risco de morte por covid-19, mostra estudo

A presença de diagnóstico psiquiátrico em pacientes internados por covid-19 foi associada a risco significativamente maior de morte, mostra uma nova pesquisa.

disposal-5021447_1280

Os pesquisadores descobriram que os pacientes que foram hospitalizados por covid-19 e tinham história de diagnóstico de transtorno mental apresentaram risco 1,5 vezes maior de morte por causas associadas à covid-19 em comparação com os pacientes com covid-19 que nunca receberam diagnóstico psiquiátrico.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

44% dos brasileiros relataram mais burnout durante pandemia, diz Microsoft

Desde início da pandemia, empresa tem desenvolvido ferramentas para melhorar relação de trabalho à distância e diminuir aspectos negativos.

Trabalho remoto: dados apontam ainda que o dia de trabalho aumentou e a falta de rotina, com a jornada de ida e volta, é um mal e não uma benesse

Trabalho remoto: dados apontam ainda que o dia de trabalho aumentou e a falta de rotina, com a jornada de ida e volta, é um mal e não uma benesse

Com várias pessoas ao redor do mundo trabalhando de casa há 6 meses por causa da pandemia de coronavírus, os primeiros dados sobre essa mudança começam a surgir. De acordo com uma pesquisa encomendada pela Microsoft e realizada pela empresa de análises Harris, 33% das pessoas que estão trabalhando remotamente dizem que a falta de separação entre trabalho e vida pessoal está impactando negativamente seu bem-estar.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading