Uma epidemia de doenças mentais

Covid-19 fez empresas e pessoas repensarem hábitos e destruírem tabus em relação à assistência psicológica

egg-583163_1280

Já se passaram quase sete meses desde que a OMS declarou que o mundo estava diante de uma pandemia de Covid-19. Diversos países anunciaram lockdowns, enquanto outros achavam que era somente uma “gripezinha”. Estes últimos, no entanto, viram os números de contágio e mortes escalarem rapidamente.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Síndrome da cabana: entenda por que há quem não queira o fim do isolamento

Fenômeno psicológico, a síndrome consiste no medo de sair de casa após períodos de confinamento. Especialistas elucidam dúvidas sobre o tema

cabin-1081733_1280

As primeiras semanas do isolamento social imposto pela pandemia no novo coronavírus foram sufocantes. Aos poucos, entretanto, o fato de as pessoas passarem os dias no conforto do lar, com mais tempo para se dedicarem a hobbies e à família, começou a despertar prazer em milhares de confinados – além de fazer real sentido.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Primeiros dados de que a quarentena elevou o consumo de bebidas alcoólicas nos EUA

alcohol-1961542_1280

Diante do fechamento de diversas áreas dos Estados Unidos durante a primavera em função da pandemia de covid-19, os resultados de uma pesquisa nacional realizada no país mostram um acentuado aumento do consumo de bebidas alcoólicas pelos norte-americanos durante este período.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Diagnóstico psiquiátrico aumenta risco de morte por covid-19, mostra estudo

A presença de diagnóstico psiquiátrico em pacientes internados por covid-19 foi associada a risco significativamente maior de morte, mostra uma nova pesquisa.

disposal-5021447_1280

Os pesquisadores descobriram que os pacientes que foram hospitalizados por covid-19 e tinham história de diagnóstico de transtorno mental apresentaram risco 1,5 vezes maior de morte por causas associadas à covid-19 em comparação com os pacientes com covid-19 que nunca receberam diagnóstico psiquiátrico.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

44% dos brasileiros relataram mais burnout durante pandemia, diz Microsoft

Desde início da pandemia, empresa tem desenvolvido ferramentas para melhorar relação de trabalho à distância e diminuir aspectos negativos.

Trabalho remoto: dados apontam ainda que o dia de trabalho aumentou e a falta de rotina, com a jornada de ida e volta, é um mal e não uma benesse

Trabalho remoto: dados apontam ainda que o dia de trabalho aumentou e a falta de rotina, com a jornada de ida e volta, é um mal e não uma benesse

Com várias pessoas ao redor do mundo trabalhando de casa há 6 meses por causa da pandemia de coronavírus, os primeiros dados sobre essa mudança começam a surgir. De acordo com uma pesquisa encomendada pela Microsoft e realizada pela empresa de análises Harris, 33% das pessoas que estão trabalhando remotamente dizem que a falta de separação entre trabalho e vida pessoal está impactando negativamente seu bem-estar.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Um em cada 16 pacientes da Covid-19 desenvolve doença mental até três meses após a infecção, aponta estudo

Risco é duas vezes maior em pacientes que precisaram ser hospitalizados.

covid-5288310_1280

Um em cada 16 pacientes com Covid-19 que nunca teve uma doença mental será diagnosticado com algum transtorno desse tipo dentro de três meses após a infecção. O risco é duas vezes maior para os que precisaram ser hospitalizados.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Síndrome de Burnout deve atingir diversos profissionais pós-pandemia

Cansaço, fadiga e estresse no trabalho podem ser mais sérios do que se imagina

face-mask-4986596_1280

A atual pandemia do novo coronavírus virou as relações e o modo de trabalho de cabeça para baixo. Em poucos dias, funcionários e empresas foram obrigados a se adaptar ao famoso home office ou teletrabalho. Dando fim ao happy hour entre amigos e colegas, o expediente se resumiu em horas em casa, na frente do computador, equilibrando as tarefas do serviço com os afazeres domésticos.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Coronavírus: confinamento é ‘o maior experimento psicológico da história’, diz especialista em trauma

Estima-se que pelo menos 2,6 bilhões de pessoas foram colocadas sob alguma forma de quarentena em março. Isso representa um terço da população mundial.

analysis-2030261_1280

Em meados de junho, a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, já havia contaminado mais de 9 milhões de pessoas e matado pelo menos 470 mil.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Depois de quatro meses de isolamento social, pessoas estão enfrentando a “fadiga da quarentena”

Especialista diz que é importante continuar mantendo os hábitos de higiene e saúde mesmo neste momento

animal-4334326_1280

A quarentena forçada devido à pandemia do novo coronavírus chegou ao quarto mês e pessoas que por tanto tempo seguiram as recomendações de segurança, entraram agora num período conhecido como “fadiga da quarentena”.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Covid-19: Sob maior pressão, médicos e enfermeiros tendem a descuidar da própria saúde mental

doctor-3264979_1280

Na quinta-feira, dia 03 de abril, o telefone celular da Dra. Alexandrina Maria Augusto da Silva Meleiro disparou. Eram profissionais de saúde abalados com a determinação federal de cadastramento obrigatório de 14 categorias para treinamento e possível convocação para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS) no combate à Covid-19 (sigla do inglês, Coronavirus Disease 2019).

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading