O que é o tecnoestresse?

Com o trabalho à distância e o aumento do uso de tecnologias, uma nova questão merece atenção especial de empresas e colaboradores. Afinal, o que é o tecnoestresse?

startup-849804_1280

Chegamos ao final de um ano atípico e muito difícil, com boa parte do mundo entrando em uma segunda onda de casos da Covid-19. Com isso, até mesmo aqueles que haviam retornado às saídas de casa com alguma frequência, têm à frente a perspectiva de volta à quarentena. Esse aumento do tempo em casa e em frente às telas, sejam elas de computadores ou celulares, também tem aumentado a incidência de estresse tecnológico e sobrecarga o uso de tecnologias entre a população de diferentes faixas-etárias. Embora a conectividade venha salvando milhões de empregos na pandemia, permitindo que as pessoas trabalhem com segurança em suas casas, o tecnoestresse está aumentando.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Pesquisadores e professores relatam sobrecarga de trabalho na pandemia, aponta pesquisa

Foco foram profissionais da área de alimentos; estudo é uma pequena amostra do que pode estar ocorrendo, no geral, com o ensino e a pesquisa em meio à pandemia

Por meio de questionário on-line, 402 entrevistados relataram aumento do volume e sobrecarga de trabalho, falta de tempo para se dedicar ao aprendizado e aplicação de novos métodos de ensino e/ou pesquisa e falta de estrutura adequada

Por meio de questionário on-line, 402 entrevistados relataram aumento do volume e sobrecarga de trabalho, falta de tempo para se dedicar ao aprendizado e aplicação de novos métodos de ensino e/ou pesquisa e falta de estrutura adequada.

O Centro de Pesquisa em Alimentos (Food Research Center -Forc), em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual do Ceará (UECE), divulgaram uma pesquisa realizada seis meses após o início da pandemia – em setembro e outubro de 2020 – cujos resultados mostram como pesquisadores e docentes do ensino superior, médio e técnico/profissionalizante, que atuam na área de alimentos, lidaram com suas atividades de trabalho no distanciamento físico.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Zoom fatigue: saiba como driblar a exaustão provocada pelo excesso de reuniões por vídeo

child-5976952_1280

Zoom, TeamsWhatsapp, Hangout, SkypeGoogle Meet. Eis alguns dos principais aplicativos de videoconferência que chegaram com força para substituir as reuniões presenciais desde que as pessoas se viram forçadas a trabalhar em home office — e que hoje integram a rotina de centenas de milhões de profissionais no mundo todo.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Panfleto com a forma correta de usar as N95 / PFF2 e lista das marcas e modelos de máscara reprovadas pela ANVISA

Leia o post com todas as informações aqui.

Panfleto PFF2 (novo)

Esse panfleto pode ser impresso e distribuído aqui.

A seguinte lista tem as marcas e/ou modelos que falharam em ou mais testes de segurança elaborados pela ANVISA. Evite-as

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Primeiros dados de que a quarentena elevou o consumo de bebidas alcoólicas nos EUA

alcohol-1961542_1280

Diante do fechamento de diversas áreas dos Estados Unidos durante a primavera em função da pandemia de covid-19, os resultados de uma pesquisa nacional realizada no país mostram um acentuado aumento do consumo de bebidas alcoólicas pelos norte-americanos durante este período.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Uso excessivo de telas digitais pode causar falsa miopia em crianças

baby-girl-5003421_1280

Por conta do isolamento social, as aulas presenciais estão canceladas e, por isso, as crianças estão passando mais tempo em casa. Sem poder sair para brincar, viajar ou fazer passeios, o uso de celulares, tablets e outros dispositivos eletrônicos estão em alta.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Games melhoram a memória – e outras revelações do maior experimento sobre inteligência já realizado no mundo

games-2453777_1280

Quando se trata de medir a inteligência, há muitas habilidades que entram em jogo, desde a resolução de problemas e habilidades relacionadas às relações espaciais à consciência emocional e a memória.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Desconforto Emocional em Períodos de Isolamento

coronavirus-4937226_1280

Como seres humanos, nos reconhecemos como pessoa e nos organizamos em sociedade por meio da interação social. Portanto, durante períodos de isolamento, o mal estar psicológico pode se instalar, fragilizando nossa capacidade de adaptação e reação ao estresse do confinamento, produzindo respostas fisiológicas e emocionais que podem impactar nosso sistema imunológico e a condição de equilíbrio mental para enfrentamento de situações adversas.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading