Pesquisa mostra aumento na prevalência de depressão pós-parto durante a pandemia

woman-gdcbff26a7_1280

Estudo mostra que 38,8% das participantes que deram à luz entre junho e dezembro de 2020 em hospitais de São Paulo apresentaram sintomas de depressão pós-parto – quase o dobro da taxa observada em estudos nacionais anteriores. [1,2]

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Celular antes de dormir afeta sono, hormônios e desenvolvimento infantil – Parte II

Leia a primeira parte aqui.

boy-gcc3d08723_1280

Luz azul x luz vermelha

A luz branca azulada emitida pelas telas de dispositivos eletrônicos prejudica a duração e, principalmente, a qualidade de sono – ao contrário da luz branca avermelhada que não causa interferência no organismo.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Estudo indica que, no contexto parental, o fardo da pandemia é maior para médicas do que para médicos

protective-suit-gcb03b6316_1280

A covid-19 tem sido difícil para pessoas que têm filhos e tentam equilibrar casa, trabalho e proteção de seus entes queridos. Um novo estudo indica que não apenas os médicos e as médicas não estão imunes a esses estressores, mas que os efeitos de longo prazo podem ser devastadores para o sistema de saúde.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Quais as leis sobre bullying e as penalidades?

stop-children-suicide-2780203_1280

As discussões sobre o bullying ganharam mais espaço no Brasil e motivou a regulamentação de novas leis para coibir esse tipo de ação, principalmente no ambiente escolar, onde há maior índice de ocorrência. O advogado Cristiano Rodrigues, professor de Direito Penal da LFG, analisou essa conduta e comentou sobre as penalidades que podem ser aplicadas para os autores desse crime.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Uso excessivo de telas digitais pode causar falsa miopia em crianças

baby-girl-5003421_1280

Por conta do isolamento social, as aulas presenciais estão canceladas e, por isso, as crianças estão passando mais tempo em casa. Sem poder sair para brincar, viajar ou fazer passeios, o uso de celulares, tablets e outros dispositivos eletrônicos estão em alta.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Quarentena: 10 brincadeiras para fazer com as crianças

O momento pode ser usado para estreitar laços familiares

music-818459_1280Com a quarentena, escolas estão fechadas e a as crianças ficam mais tempo em casa. Com isso, os pequenos acabam passando muito tempo em frente as telas, o que preocupa a maioria dos pais.

Por isso, pensando em fazer da quarentena um momento para fortalecer os laços com os filhos, a empresária Amélia Whitaker criou o movimento Alegria Sem Pilha, que pode ser acompanhado no Instagram.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Covid-19: OMS divulga guia com cuidados para saúde mental durante pandemia

dr

Organização Mundial da Saúde apresenta dicas para enfrentar consequências psicológicas e mentais do novo coronavírus; doença está gerando estresse na população afetada pelo risco de contaminação, incerteza, isolamento social e desemprego entre outros motivos; guia contempla profissionais de saúde, crianças e idosos, líderes de equipes e pessoas em quarentena.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Aplaudir as conquistas de uma criança é encorajá-la a crescer

Para que seu filho cresça em emoções, para formar uma forte identidade e caráter e superar as dificuldades que surgem, você deve aplaudir suas realizações e elevar sua autoestima.

tongues-1031219_640

Para que seu filho cresça em emoções, para formar uma forte identidade e caráter e superar as dificuldades que surgem, você deve aplaudir suas realizações e elevar sua autoestima. Uma criança com inteligência emocional é aquela que sabe como ser resiliente e progredir, deixando para trás seus erros antes de seus ensinamentos.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

A geração que perde amigos, perde saúde, mas não perde prazo

Pela primeira vez na vida atrasei um prazo. Aconteceu na semana passada. Tinha prometido, por iniciativa minha, que entregaria o livro ao meu editor português até sexta-feira, dia 17. Mas tudo saiu fora do previsto e me flagrei, na madrugada de quinta para sexta, dormindo em frente ao computador, como se algo razoável pudesse ser escrito naquelas condições.

locket-2569573_1280

Eu odiei perder o prazo. Fiquei com raiva de mim- e não da minha sobrecarga de trabalho-, culpei minha falta de organização- e não os imprevistos que aconteceram naquela semana. Mas vi que não havia alternativa. Cometi o sacrilégio de entregar na segunda feira, dia 20, algo que deveria ter sido entregue na sexta, 17. E a pior parte: o editor nem percebeu o atraso.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Os quatro excessos da educação moderna que perturbam as crianças

soap-bubble-439103_1280

Quando nossos avós eram pequenos, eles tinham apenas um casaco de frio para o inverno. Apenas um! Naquela época de vacas magras, já era luxo ter um. Exatamente por isso a criançada cuidava dele como se fosse um tesouro precioso. Naquela época bastava a consciência de se ter o mínimo indispensável. E, acima de tudo, as crianças tinham consciência do valor e da importância de suas coisas.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading