USP celebra o Dia Internacional da Mulher com várias atividades pela internet

Universidade terá bate-papos, discussões e outras atividades on-line sobre durante todo o mês de março

yellow-926728_1280

Para refletir sobre questões relacionadas à mulher e à luta pela igualdade de gêneros, várias unidades da USP programaram atividades especiais on-line ao longo do mês de março em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, reconhecido mundialmente como o dia 8 de março.  Confira a seleção feita pelo Jornal da USP dos principais eventos que acontecem na Universidade sobre o assunto:

Dia 8 de março, das 9h às 13h

Lideranças femininas falam sobre seus desafios no simpósio Mulheres, Poder e Sociedade

O encontro on-line promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP irá debater o papel das mulheres na sociedade contemporânea e suas contribuições sociais, políticas, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais. Entre as convidadas estão Luiza Trajano, Mayana Zatz, Erika Hilton, Regina Silveira, Esmeralda Ribeiro, Gal Martins, Vanderlan Bolzan e Soraya Chung Saura.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Carga mental: a tarefa invisível das mulheres de que ninguém fala

O trabalho de planejamento, organização e tomada de decisões em casa é assumido principalmente por elas. Um trabalho não reconhecido que pode aumentar o estresse e que é a base de muitos conflitos de casal

break-2642605_640

Existe uma piada que circula por aí em que um marido diz ao outro: “Eu também lavo os pratos, faço as compras e passo aspirador, mas minha mulher diz que sou eu que tenho essas ideias estúpidas!”. Sim, alguns homens já ajudam (ou assim o sentem quando falam sobre a corresponsabilidade das tarefas) em casa, mas a maioria se limita a executar as ordens que, muitas vezes, devem ser verbalizadas mais de uma vez e de forma convincente.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Celular antes de dormir afeta sono, hormônios e desenvolvimento infantil

Crianças que têm acesso a eletrônicos, como celulares e tablets, na hora de dormir, estão sujeitas a desenvolver uma série de problemas de comportamento e de saúde.

boy-3360415_640

Uma pesquisa do King’s College, de Londres, reuniu dados de 125.198 crianças e adolescentes entre 6 e 19 anos de idade, em diversos países, e detectou efeitos negativos do uso do aparelho no período de descanso em diferentes graus de gravidade. Os pesquisadores verificaram de má qualidade do sono a doenças como obesidade e depressão infantil.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Exaustão é marcada por cansaço extremo, ansiedade e até enxaqueca

Um simples estado de cansaço pode evoluir para o total esgotamento

worried-girl-413690_1280

Com a rotina corrida do dia a dia, o tempo que se dedica a tarefas para descansar o corpo e a mente é cada vez mais reduzido. Entramos num processo em que o corpo começa a ficar desgastado e a mente não consegue se “desligar” daquele projeto no trabalho, das contas para pagar, do boletim das crianças, da pia que começou a vazar (de novo) e de outra listas situações. Tudo isso acaba acelerando um quadro de exaustão emocional, uma condição que é mais grave que a estafa e está a um passo do estresse e de suas consequências sérias para a saúde.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Gravidez causa mudanças duradouras no cérebro da mulher

Mães apresentaram remodelação neural até dois anos após o parto; as alterações ajudam na adaptação à maternidade

baby-1851485_1920

Ter um ser humano crescendo dentro da própria barriga não é algo corriqueiro. Os hormônios proliferam e o corpo sofre uma enorme transformação física. Mas as mudanças não terminam aí. Um estudo publicado na Nature Neuroscience revela que durante a gravidez as mulheres sofrem uma remodelação significativa no cérebro – e o mais intrigante: essa alteração persiste por pelo menos dois anos após o nascimento do bebê. O estudo oferece também evidências preliminares de que essa remodelação pode desempenhar um papel importante em ajudar as mulheres na transição para a maternidade.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Marido causa mais estresse do que filhos, diz estudo

EM UMA PESQUISA, AS MÃES REVELARAM QUE OS COMPANHEIROS DÃO MUITO MAIS TRABALHO DO AS CRIANÇAS. SAIBA POR QUE!

pressure-690161_1280

Uma pesquisa realizada pelo site norte-americano Today.com com mais de 7.000 mães revelou que 46% delas atribuem seus altos níveis de estresse aos maridos.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Filhos, trabalho e cansaço: como o estresse familiar atinge principalmente as mulheres

dino-334955_1920

O Brasil segue a tendência mundial, e irreversível, de uma inserção cada vez maior das mulheres no mercado de trabalho. Com mais mulheres em empregos formais, cresce também o número de famílias chefiadas por elas (entre 2014 e 2015, foram 1,5 milhão a mais e de casais de dupla carreira, ou seja, em que ambos trabalham fora e são responsáveis pelas despesas domésticas). Hoje, cerca de 40% das mulheres contribuem com a renda do lar no Brasil.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Liderança feminina e a Síndrome de Rapunzel

wonder-woman-1016324_1920

A solidão na liderança não é algo novo. Na verdade, a necessidade de estar só é inerente ao ser-humano. Não é incomum o isolamento em momentos de dificuldade e que necessitem de certo tempo de reflexão. No entanto, o que temos visto é um isolamento permanente daqueles que ocupam cargos de gestão – este isolamento é ainda mais visível no universo feminino.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading