COMO COMBATER 3 HÁBITOS QUE NOS DEIXAM ESGOTADOS SILENCIOSAMENTE

Você está tão exausto que é difícil até mesmo encontrar palavras para descrever essa sensação, ainda que já tenha se certificado de que não possui nenhum problema de saúde?

cat-4218424_1280

Talvez você já tenha seguido o clássico conselho: tenha uma dieta equilibrada, se exercite e durma o suficiente.

Porém, há certos hábitos do cotidiano que podem estar afetando seu vigor, e você sequer suspeita disso.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

EMPRESAS TESTAM SEMANA DE 4 DIAS

business-2879463_1280

Mais de um século desde a adoção da semana de cinco dias de trabalho pelo americano Henry Ford, que virou regra no mundo todo, um novo modelo com apenas quatro dias de atividades começa a ser testado, com resultados positivos. No Brasil, companhias que instituíram a nova jornada veem melhorias de eficiência, bem-estar dos trabalhadores, retenção de talentos e até aumento de receitas. Por ora, a mudança tem sido adotada mais pelas companhias de tecnologia, como Crawly, NovaHaus, Winnin, AAA Inovação, Gerencianet e Eva.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA

Continue reading

‘PLANTÃO DE 40 HORAS’: A ROTINA DE MÉDICOS RESIDENTES QUE MOTIVA DENÚNCIAS E DEMISSÕES COLETIVAS

Segundo entrevistados, denúncias de sobrecarga e formação insatisfatória por residentes da Unicamp não é caso isolado, se repetindo em outras residências em medicina do país - Foto: Fernando Zhiminaicela para Pixabay

Segundo entrevistados, denúncias de sobrecarga e formação insatisfatória por residentes da Unicamp não é caso isolado, se repetindo em outras residências em medicina do país – Foto: Fernando Zhiminaicela para Pixabay

A médica Kátia Paulino, 28 anos, sabe bem o que é uma decisão drástica como a de médicos residentes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que anunciaram através de uma carta aberta, no início de maio, a demissão coletiva do programa de residência em ortopedia e traumatologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), por denunciarem sobrecarga de trabalho e condições inadequadas de aprendizagem.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

‘ANTITRABALHO’: CONHEÇA O MOVIMENTO QUE NÃO PARA DE CRESCER

macro-1452987_1920

Uma nova onda tem angariado cada vez mais adeptos no mundo inteiro. O chamado “movimento antitrabalho“ se apoia em uma profunda desilusão com os sistemas trabalhistas, em que muitos funcionários sentem usufruir de péssimas condições e ser impedidos de equilibrar sua vida pessoal e profissional.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Mau comportamento dos pacientes pode provocar burnout em médicos

stethoscope-840125_1280

Médicos que sofrem maus-tratos e discriminação por parte de pacientes, familiares e visitantes têm maior probabilidade de apresentar sinais e sintomas de burnout, de acordo com um estudo publicado em 19 de maio no periódico JAMA.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Crianças no celular: quanto tempo devem usar e 7 sinais de excesso

Quase 90% das crianças e dos adolescentes brasileiros estão conectados à internet. Desses, 95% usam o celular como principal dispositivo para acessar sites e aplicativos.

 

Esses dados, obtidos a partir de um levantamento de 2019 do Comitê Gestor da Internet no Brasil, endossam o fato de que o mundo online faz parte da realidade da maioria da população — e é praticamente impossível pensar que essa “dependência digital” vá diminuir nos próximos anos (ou nas gerações futuras).

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Burnout pode modificar e enfraquecer o cérebro, afirma especialista

O burnout pode afetar a capacidade de prestar atenção e reter memórias, dificultando o aprendizado e aumentando o risco de erros

light-bulb-g14619a9fb_1920

Nos últimos dois anos, trabalhadores foram submetidos a um elevado nível de estresse. Muitos foram obrigados a estenderem sua jornada de trabalho em casa para manter a produtividade que tinham presencialmente.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Os belgas que ganharam direito de se desconectar do trabalho

Embora tenha um dia sonhado em ser chef de cozinha, Delphine acabou se tornando funcionária pública. Mas ela ainda faz questão de dedicar tempo para cozinhar. “É uma das minhas paixões”.

plug-g5abdf0c3f_1280

A belga de 36 anos está preparando um jantar para seus amigos Catherine e Roch. O prato é Hachis Parmentier, uma receita à base de carne moída e purê de batata. Enquanto frita cebolas, Delphine me conta que celebrou o fato de vários funcionários públicos da Bélgica estarem ganhando o “direito de se desconectar”.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading