Estilo de vida saudável aumenta em até uma década o tempo de vida sem doenças

As pessoas que adotam até cinco fatores de estilo de vida de baixo risco têm uma expectativa de vida sem grandes doenças crônicas significativamente maior aos 50 anos de idade em comparação às que não adotam nenhum fator de vida de baixo risco, dizem os pesquisadores.

runner-888016_1280

A Dra. Yanping Li, Ph.D., médica, e colaboradores, analisaram dados de mais de 110.000 profissionais de saúde, mulheres e homens, que participaram de dois estudos divisores de águas, e estão reivindicando melhores políticas públicas de saúde a fim melhorar a alimentação e o ambiente de vida da população.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Estresse e tristeza podem literalmente partir seu coração

– A perda de um cônjuge. A perda de um animal de estimação.

heart-3538291_1280

Pesquisadores confirmaram nos últimos anos o que as pessoas suspeitam há muito tempo: o estresse extremo pode literalmente quebrar seu coração . E, à medida que aprendem mais sobre a condição relativamente rara, descobrem que isso não é causado apenas pela perda de um ente querido. Tratamentos médicos, perda de emprego e outros estressores importantes da vida têm sido associados à condição.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Como uma dieta equilibrada pode alterar seu humor e evitar até a depressão – Parte 2

Deprimir é inflamar

É difícil dizer não a uma colher de brigadeiro quando alguma coisa vai mal em nossas vidas.

mediterranean-cuisine-2378758_1280

Em situações de cansaço, fadiga ou preocupação, o organismo parece pedir uma recompensa química, na forma de uma descarga de serotonina, um neurotransmissor responsável por nossa sensação de bem-estar, produzida a partir da ingestão de açúcares e gorduras.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

“Reconhecimento é a melhor forma de estimular alguém”

Para o filósofo Mário Sérgio Cortella, a ausência de reconhecimento é a grande causa da atual desmotivação nas empresas

handshake-2056021_1280

O salário não é a principal fonte de insatisfação dos brasileiros dentro das empresas. Mais do que uma remuneração condizente com o que seria justo pelo seu trabalho, as pessoas querem ser reconhecidas e valorizadas dentro das organizações.
CONTINUE LENDO A MATÉRIA
Continue reading

Academia troca exercícios por ‘aulas de cochilo’ para quem está cansado

Nap3

Na velocidade dos tempos de agora, em que o dia parece não mais caber em 24 horas, o sono costuma ser o primeiro sacrificado, e dormir pouco tornou-se via de regra. Com isso, o estresse e o cansaço acaba se tornando um dos efeitos colaterais constantes da vida contemporânea.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Uso de remédio para dormir cresce 560% em oito anos

Venda da substância zolpidem aumenta em meio a uma queda dos demais ansiolíticos, usados de forma errada por quem deseja pegar no sono

mattress-2489615_1280

As vendas de zolpidem, um poderoso medicamento para dormir, cresceram 560% entre 2011 e 2018 no Brasil, país com 73 milhões de pessoas que sofrem de insônia, segundo a Associação Brasileira do Sono.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

O doutorado é prejudicial à saúde mental

Estudo diz que doutorandos são seis vezes mais propensos a desenvolverem ansiedade ou depressão

old-books-436498_640

Nos últimos anos foram publicadas diversas pesquisas que alertam sobre o estado de saúde mental dos alunos de doutorado. Um exemplo recente é o trabalho que acaba de sair na Nature Biotechnology, apontando que os doutorandos são seis vezes mais propensos a desenvolverem ansiedade e depressão em comparação com a população geral. Segundo esse trabalho, dirigido pelo pesquisador Nathan Vanderford, da Universidade de Kentucky (EUA), isto significa que 39% dos candidatos a doutor sofrem de depressão moderada ou severa, frente a 6% da população geral.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

A relação entre o stress e ganho de peso

Confira alguns alimentos essenciais e práticas para combater os quilinhos a mais e manter a mente saudável

slimming-2728331_640 (1)

O estilo de vida da sociedade atual mudou bastante ao longo dos anos, atingindo o auge da correria principalmente na parte profissional. Associado a este fato podemos observar hábitos cada vez menos saudáveis como excesso de trabalho, poucas horas de sono, má alimentação e inatividade física, aumentando assim, os níveis de estresse tanto físicos quanto mentais.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Horas extras não melhoram finanças, mas levam a burnout, diz estudo

Os norte-americanos que trabalham demais estão esgotados.

time-2980690_640

A saúde está sofrendo e eles estão deixando de ficar com as pessoas que amam. De forma paradoxal, o tempo extra dedicado ao trabalho não está aliviando suas inseguranças financeiras. É o que afirma um novo estudo realizado pelo Sleep Junkie e fornecido com exclusividade ao Yahoo Finance.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

‘Burnout’ ganha importância na lista de doenças da OMS

Síndrome do trabalhador esgotado se relaciona com problemas no emprego

depression-3912748_1280

A síndrome do trabalhador esgotado (síndrome de burnout) aparecerá na próxima Classificação Internacional de Doenças (CID-11) da Organização Mundial da Saúde (OMS) como um problema associado ao emprego ou ao desemprego.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading