‘Geração digital’: por que, pela 1ª vez, filhos têm QI inferior ao dos pais – PARTE 2

Leia a primeira parte da matéria aqui.

vr-4054335_1280

BBC News Mundo: Quanto tempo as crianças devem passar em frente a telas?

Desmurget: Envolver as crianças é importante. Elas precisam ser informados de que as telas danificam o cérebro, prejudicam o sono, interferem na aquisição da linguagem, enfraquecem o desempenho acadêmico, prejudicam a concentração, aumentam o risco de obesidade, etc.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

‘Geração digital’: por que, pela 1ª vez, filhos têm QI inferior ao dos pais – PARTE 1

reality-5069725_1280
A Fábrica de Cretinos Digitais. Este é o título do último livro do neurocientista francês Michel Desmurget, diretor de pesquisa do Instituto Nacional de Saúde da França, em que apresenta, com dados concretos e de forma conclusiva, como os dispositivos digitais estão afetando seriamente — e para o mal — o desenvolvimento neural de crianças e jovens.

Quais as leis sobre bullying e as penalidades?

stop-children-suicide-2780203_1280

As discussões sobre o bullying ganharam mais espaço no Brasil e motivou a regulamentação de novas leis para coibir esse tipo de ação, principalmente no ambiente escolar, onde há maior índice de ocorrência. O advogado Cristiano Rodrigues, professor de Direito Penal da LFG, analisou essa conduta e comentou sobre as penalidades que podem ser aplicadas para os autores desse crime.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

O papel da microbiota intestinal no eixo cérebro-intestino

walnut-3072681_1280

Sabe quando você está ansioso ou muito preocupado com alguma coisa e sente dor de barriga? Ou quando tem uma sensação de medo ou nervoso e percebe aquele friozinho no estômago? Às vezes, situações de estresse ou ansiedade podem gerar algum desconforto abdominal. Da mesma forma, sensações na barriga podem chegar até a cabeça. Quando estamos com fome, por exemplo, enviamos sinais ao cérebro de que precisamos comer e se não nos alimentarmos, podemos ter até dor de cabeça, não é mesmo?
CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

‘Vida perfeita’ em redes sociais pode afetar a saúde mental

laptop-3781384_1280

Em redes sociais, os chamados digital influencers, ou somente influencers, estão sempre felizes e pregam a felicidade como um estilo de vida. Essas pessoas espalham conteúdo para milhares de seguidores, principalmente no Instagram, rede de compartilhamento de fotos e vídeos, que permite aplicar filtros digitais nas fotos e compartilhá-los em outras redes sociais.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

O que é o tecnoestresse?

Com o trabalho à distância e o aumento do uso de tecnologias, uma nova questão merece atenção especial de empresas e colaboradores. Afinal, o que é o tecnoestresse?

startup-849804_1280

Chegamos ao final de um ano atípico e muito difícil, com boa parte do mundo entrando em uma segunda onda de casos da Covid-19. Com isso, até mesmo aqueles que haviam retornado às saídas de casa com alguma frequência, têm à frente a perspectiva de volta à quarentena. Esse aumento do tempo em casa e em frente às telas, sejam elas de computadores ou celulares, também tem aumentado a incidência de estresse tecnológico e sobrecarga o uso de tecnologias entre a população de diferentes faixas-etárias. Embora a conectividade venha salvando milhões de empregos na pandemia, permitindo que as pessoas trabalhem com segurança em suas casas, o tecnoestresse está aumentando.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

O que é fadiga mental? Conheça os sintomas e como tratar

Fadiga mental gera sensação de esgotamento, falta de concentração e de motivação. Uma das causas são situações emocionalmente desafiadoras

tired-3737368_1280

A fadiga é uma sensação mais forte que o cansaço que pode ser mental ou física. Quando a fadiga é mental, há uma redução na eficiência mental e física temporariamente. A condição também pode ser nomeada como embotamento mental ou embotamento cognitivo, o que indica uma ausência de respostas a estímulos por parte da mente.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Entenda diferenças entre burnout, estresse e depressão

Apesar das semelhanças, condições são classificadas de modo diferente pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

despaired-2261021_1280

Burnout, depressão e estresse são problemas de saúde específicos. Apesar de terem sintomas semelhantes, as três condições são tratadas e classificadas de maneira distinta pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Pesquisadores e professores relatam sobrecarga de trabalho na pandemia, aponta pesquisa

Foco foram profissionais da área de alimentos; estudo é uma pequena amostra do que pode estar ocorrendo, no geral, com o ensino e a pesquisa em meio à pandemia

Por meio de questionário on-line, 402 entrevistados relataram aumento do volume e sobrecarga de trabalho, falta de tempo para se dedicar ao aprendizado e aplicação de novos métodos de ensino e/ou pesquisa e falta de estrutura adequada

Por meio de questionário on-line, 402 entrevistados relataram aumento do volume e sobrecarga de trabalho, falta de tempo para se dedicar ao aprendizado e aplicação de novos métodos de ensino e/ou pesquisa e falta de estrutura adequada.

O Centro de Pesquisa em Alimentos (Food Research Center -Forc), em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual do Ceará (UECE), divulgaram uma pesquisa realizada seis meses após o início da pandemia – em setembro e outubro de 2020 – cujos resultados mostram como pesquisadores e docentes do ensino superior, médio e técnico/profissionalizante, que atuam na área de alimentos, lidaram com suas atividades de trabalho no distanciamento físico.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Zoom fatigue: saiba como driblar a exaustão provocada pelo excesso de reuniões por vídeo

child-5976952_1280

Zoom, TeamsWhatsapp, Hangout, SkypeGoogle Meet. Eis alguns dos principais aplicativos de videoconferência que chegaram com força para substituir as reuniões presenciais desde que as pessoas se viram forçadas a trabalhar em home office — e que hoje integram a rotina de centenas de milhões de profissionais no mundo todo.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading