Buffett se junta com Amazon e JP Morgan para revolucionar sistema de saúde

Warren Buffett

Warren Buffett

O que temos com a união de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, com um dos maiores investidores e um dos maiores bancos dos EUA? Uma revolução sem precedentes. É o que planejam Amazon, Berkshire Hathaway (empresa de Warren Buffett) e o JPMorgan Chase.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

A geração que perde amigos, perde saúde, mas não perde prazo

Pela primeira vez na vida atrasei um prazo. Aconteceu na semana passada. Tinha prometido, por iniciativa minha, que entregaria o livro ao meu editor português até sexta-feira, dia 17. Mas tudo saiu fora do previsto e me flagrei, na madrugada de quinta para sexta, dormindo em frente ao computador, como se algo razoável pudesse ser escrito naquelas condições.

locket-2569573_1280

Eu odiei perder o prazo. Fiquei com raiva de mim- e não da minha sobrecarga de trabalho-, culpei minha falta de organização- e não os imprevistos que aconteceram naquela semana. Mas vi que não havia alternativa. Cometi o sacrilégio de entregar na segunda feira, dia 20, algo que deveria ter sido entregue na sexta, 17. E a pior parte: o editor nem percebeu o atraso.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

5 técnicas calmantes que podem reduzir a ansiedade em pouco tempo:

As pessoas que sofrem de ansiedade, muitas vezes, não conseguem entender o que está acontecendo.

“Não habite no passado, não sonhe com o futuro, concentre a mente no presente.” – Buda

“Não habite no passado, não sonhe com o futuro, concentre a mente no presente.” – Buda

Somente aqueles que sentiram o medo da ansiedade constante, podem entender.

 

Abaixo estão 5 técnicas que podem reduzir a ansiedade em pouco tempo:

1. Meditação

“A pesquisa sugere que a meditação diária pode alterar os caminhos neuronais do cérebro, tornando-o mais resiliente ao estresse”, diz Robbie Maller-Hartman, Ph.D.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Aumento de transtornos mentais entre jovens preocupa universidades

Casos frequentes de alunos com ansiedade e depressão têm levado instituições públicas a criar núcleos de prevenção e atendimento psicológico; estudantes também organizam grupos de apoio nas redes sociais para compartilhar relatos e oferecer ajuda

boy-1149957_1280

A euforia sentida por Evair Canella, de 25 anos, ao entrar em Medicina na Universidade de São Paulo (USP) se transformou em angústia e tristeza. Ao encarar a pressão por boas notas, a extenuante carga horária de aulas, as dificuldades financeiras para se manter no curso e os comentários preconceituosos por ser gay, ele foi definhando. “Tinha muitas responsabilidades, com muitas horas de estudo.” Em maio, no 4.º ano do curso, foi internado no Instituto de Psiquiatria da USP, com depressão grave. Ficou lá durante um mês e segue com antidepressivos e acompanhamento psicológico.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Confiar na incerteza

O que faz uma pessoa feliz é, antes de tudo, a construção de relações significativas. Mas com o passar dos anos fui entendendo que existe uma outra fonte poderosa de felicidade

rocket-630461_1920

Eu tinha 34 anos quando me separei pela primeira vez na vida. Éramos casadas há quase dez e junto com a convicção de que o casamento havia acabado veio uma outra igualmente forte: eu não poderia deixar que ela saísse da minha vida. Me parecia bastante óbvio que tínhamos construído uma relação cheia de significado e eu intuí que esse tipo de riqueza a gente não deixa ir embora, mesmo que durante um período tenhamos que batalhar para que os laços românticos que se rompem com uma separação não levem com eles os de amizade e afeto e respeito e admiração.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Neurocientista do MIT tem uma receita infalível para o estresse

Para Tara Swart, a ciência provou que conviver durante muito tempo com incertezas reduz a produtividade

Tara Swart: deve-se tomar mais água e andar antes de reuniões importantes (Vianney Le Caer/Rex/Shutterstock)

Tara Swart: deve-se tomar mais água e andar antes de reuniões importantes (Vianney Le Caer/Rex/Shutterstock)

Em meio a qualquer crise, ninguém escapa à rotina de incertezas. Eis uma receita infalível para o estresse.  “A sensação de falta de controle faz o organismo produzir o hormônio cortisol em maior quantidade”, diz a psiquiatra britânica Tara Swart.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Jovem pede folga para cuidar da saúde e e-mail de CEO surpreende

A profissional compartilhou a troca de e-mails com o chefe no Twitter

(Reprodução/Twitter/Veja SP) Cada vez mais, fica claro que a saúde mental é tão importante quanto a saúde do seu corpo. No entanto, ainda é raro encontrar empresas e funcionários que se preocupem com o bem estar de seus funcionários e colegas. No dia 30 de junho, a desenvolvedora online Madalyn Parker, publicou um tuíte que chama atenção para a resposta de um chefe a um pedido muito incomum.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

“A ideia de uma vida boa foi substituída pela de uma vida a ser invejada.”

blonde-2094172_1920

“Um dos mais influentes psicanalistas da Inglaterra, autor de dez livros e editor da nova tradução da obra de Sigmund Freud (1856-1939), Adam Phillips, mais parece um profeta do que um homem da ciência. Pelo menos essa é a ideia que se tem depois de ler a entrevista que ele concedeu à revista Veja em 12 de março de 2003, “Páginas amarelas”), mas que sete anos depois me parece atualizadíssima as questões erguidas por ele, da qual se extraíram as dez denúncias abaixo numeradas:

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Intervenções psicológicas em ansiedade, estresse ou depressão são quatro vezes mais eficazes do que medicamentos

library-68634_1280

  • São os resultados do estudo PsicAP que envolveu 1200 pacientes de 28 centros de saúde de cuidados primários, em dez comunidades (Espanha).
  • Com o tratamento psicológico 70% dos pacientes se recuperaram, em comparação com 30% de sucesso com os medicamentos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a Espanha é o quarto país europeu com mais casos de depressão. E os transtornos de ansiedade estão em ascensão. Um em cada dois pacientes que vão para a atenção primária, em nosso país, tem um problema de ansiedade, depressão ou somatização (sintomas físicos que não têm origem física identificável). A abordagem usual costuma ser com medicamentos, embora a evidência científica mostre que o tratamento mais eficaz para estes problemas são técnicas psicológicas.