Empresas não ligam para o bem-estar do funcionário, diz professor de Stanford

Segundo Jeffrey Pfeffer, o ambiente de trabalho é a fonte de estresse e toda companhia precisa agir como se estivesse no ramo da saúde

“O trabalho está matando as pessoas e ninguém se importa”. Assim Jeffrey Pfeffer, professor da Escola de Negócios da Universidade Stanford começou sua palestra hoje (13/09), durante o Simpósio Work Place Wellness, no Insper, em São Paulo (SP). Segundo o professor, a principal fonte de estresse no mundo é o ambiente de trabalho. “Toda empresa tem que entender que está no ramo da saúde”, diz.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

A relação entre o stress e ganho de peso

Confira alguns alimentos essenciais e práticas para combater os quilinhos a mais e manter a mente saudável

slimming-2728331_640 (1)

O estilo de vida da sociedade atual mudou bastante ao longo dos anos, atingindo o auge da correria principalmente na parte profissional. Associado a este fato podemos observar hábitos cada vez menos saudáveis como excesso de trabalho, poucas horas de sono, má alimentação e inatividade física, aumentando assim, os níveis de estresse tanto físicos quanto mentais.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Empresas lançam programas para prevenir o burnout

Especialistas acreditam que iniciativas como yoga, meditação e sala de descanso no ambiente de trabalho precisam estar alinhadas a políticas voltadas à saúde mental

angry-bird-2234295_640

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, o burnout tem se tornado cada vez mais comum. Neste ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que irá incluir a síndrome na próxima revisão da Classificação Internacional de Doenças, que passa a valer a partir de 2022. Apesar de em um primeiro momento afetar apenas o funcionário, especialistas concordam que o tratamento e a prevenção do burnout precisam partir de mudanças internas na empresa.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Brasil consome 56,6 milhões de caixas de calmantes e soníferos

Os brasileiros compraram, em 2018, mais de 56,6 milhões de caixas de medicamentos para ansiedade e para dormir — cerca de 6.471 caixas vendidas por hora ou, aproximadamente, 1,4 bilhão de comprimidos em um ano.

health-621353_640

Os números do SNGPC (Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados) foram obtidos com exclusividade pelo R7, junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Entenda diferenças entre burnout, estresse e depressão

Apesar das semelhanças, condições são classificadas de modo diferente pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

tied-up-1792237_640

Burnout, depressão e estresse são problemas de saúde específicos. Apesar de terem sintomas semelhantes, as três condições são tratadas e classificadas de maneira distinta pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Doenças mentais são as maiores causas de afastamento no trabalho

hand-4070547_640

De acordo com estudo divulgado nesta terça-feira (20), no seminário Ação Global para o Aprimoramento Mundial da Saúde Mental – as doenças mentais são responsáveis por cinco das dez principais causas de afastamento do trabalho no País — sendo a primeira delas a depressão , o que representa um gasto de R$ 2,2 bilhões por ano, o equivalente a 19% dos custos com auxílios-doença pagos pela Previdência Social a um universo de 1,5 milhão de pessoas.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Gigante de telecomunicações francesa Orange está em julgamento após suicídio de 19 funcionários

A empresa Orange, gigante de telecomunicações francesa, está sendo processada por assédio moral, entre outras acusações, após o suicídio de 19 funcionários e a tentativa de outros 12 no intervalo de três anos. Mais de 100 pessoas afirmaram que a cultura da empresa contribuiu para problemas na saúde mental dos funcionários.

conference-room-768441_640

O julgamento, que teve início na última segunda-feira, está sendo caracterizado como o maior caso do tipo envolvendo uma empresa e seus executivos. Originalmente, haviam 39 funcionários envolvidos no caso, sendo que quase metade destes cometeram suicídio, e mais 126 pessoas pediram para se juntar à acusação, afirmando que também sofreram com a cultura da empresa.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Cobrança excessiva e assédio moral favorecem lesões no trabalho

Estudo na revista “Saúde e Sociedade” mostra relação entre cobrança, assédio e as chamadas lesões por esforço repetitivo

stress-624220_640

O trabalho que se repete diariamente, acompanhado de esforço, acaba gerando dores e prejuízos à saúde – são os chamados “transtornos traumáticos cumulativos”. Artigo publicado na revista Saúde e Sociedade apresenta resultados de uma pesquisa que enfocou o transtorno conhecido por LER (Lesões por Esforços de Repetição) ou DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading