Síndrome de Burnout deve atingir diversos profissionais pós-pandemia

Cansaço, fadiga e estresse no trabalho podem ser mais sérios do que se imagina

face-mask-4986596_1280

A atual pandemia do novo coronavírus virou as relações e o modo de trabalho de cabeça para baixo. Em poucos dias, funcionários e empresas foram obrigados a se adaptar ao famoso home office ou teletrabalho. Dando fim ao happy hour entre amigos e colegas, o expediente se resumiu em horas em casa, na frente do computador, equilibrando as tarefas do serviço com os afazeres domésticos.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Profissão ameaçada: evasão da medicina

“E ai cara, só queria que você fosse um dos primeiros a saber que eu pedi demissão do hospital e estou cumprindo aviso prévio. Estou pensando em fazer um MBA executivo…”

stethoscope-1584223_1280

Eu li duas vezes esse texto chocante de um colega cirurgião ortopédico que também é um amigo próximo. O que? Ele vai sair?

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Projeto de Lei busca promover assistência à saúde mental de policiais

Proposta é de autoria da Bancada Ativista (PSOL-SP); o objetivo é garantir a saúde dos policiais e a preservação da vida

car-1531277_1280

Um projeto de lei (PL) de autoria da Bancada Ativista (PSOL-SP) propõe que agentes de segurança pública do estado de São Paulo vítimas de violência, ao cumprir suas funções ou em razão delas, devem receber proteção e assistência à saúde mental.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

“Reconhecimento é a melhor forma de estimular alguém”

Para o filósofo Mário Sérgio Cortella, a ausência de reconhecimento é a grande causa da atual desmotivação nas empresas

handshake-2056021_1280

O salário não é a principal fonte de insatisfação dos brasileiros dentro das empresas. Mais do que uma remuneração condizente com o que seria justo pelo seu trabalho, as pessoas querem ser reconhecidas e valorizadas dentro das organizações.
CONTINUE LENDO A MATÉRIA
Continue reading

Empresas não ligam para o bem-estar do funcionário, diz professor de Stanford

Segundo Jeffrey Pfeffer, o ambiente de trabalho é a fonte de estresse e toda companhia precisa agir como se estivesse no ramo da saúde

“O trabalho está matando as pessoas e ninguém se importa”. Assim Jeffrey Pfeffer, professor da Escola de Negócios da Universidade Stanford começou sua palestra hoje (13/09), durante o Simpósio Work Place Wellness, no Insper, em São Paulo (SP). Segundo o professor, a principal fonte de estresse no mundo é o ambiente de trabalho. “Toda empresa tem que entender que está no ramo da saúde”, diz.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

A relação entre o stress e ganho de peso

Confira alguns alimentos essenciais e práticas para combater os quilinhos a mais e manter a mente saudável

slimming-2728331_640 (1)

O estilo de vida da sociedade atual mudou bastante ao longo dos anos, atingindo o auge da correria principalmente na parte profissional. Associado a este fato podemos observar hábitos cada vez menos saudáveis como excesso de trabalho, poucas horas de sono, má alimentação e inatividade física, aumentando assim, os níveis de estresse tanto físicos quanto mentais.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Empresas lançam programas para prevenir o burnout

Especialistas acreditam que iniciativas como yoga, meditação e sala de descanso no ambiente de trabalho precisam estar alinhadas a políticas voltadas à saúde mental

angry-bird-2234295_640

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, o burnout tem se tornado cada vez mais comum. Neste ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que irá incluir a síndrome na próxima revisão da Classificação Internacional de Doenças, que passa a valer a partir de 2022. Apesar de em um primeiro momento afetar apenas o funcionário, especialistas concordam que o tratamento e a prevenção do burnout precisam partir de mudanças internas na empresa.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Brasil consome 56,6 milhões de caixas de calmantes e soníferos

Os brasileiros compraram, em 2018, mais de 56,6 milhões de caixas de medicamentos para ansiedade e para dormir — cerca de 6.471 caixas vendidas por hora ou, aproximadamente, 1,4 bilhão de comprimidos em um ano.

health-621353_640

Os números do SNGPC (Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados) foram obtidos com exclusividade pelo R7, junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Entenda diferenças entre burnout, estresse e depressão

Apesar das semelhanças, condições são classificadas de modo diferente pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

tied-up-1792237_640

Burnout, depressão e estresse são problemas de saúde específicos. Apesar de terem sintomas semelhantes, as três condições são tratadas e classificadas de maneira distinta pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading