INCIDÊNCIA DE SINTOMAS PSIQUIÁTRICOS EM PACIENTES COM TRANSTORNOS CRÔNICOS SE INTENSIFICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Os sintomas psiquiátricos no momento da internação em um hospital psiquiátrico foram significativamente mais graves durante a pandemia de covid-19, em comparação com o período anterior, de acordo com dados de mais de 500 indivíduos.

covid-healthcare-and-medicine-concept-young-hispanic-guy-with-afro-haircut-wear-and-point-at-face-ma

Os sintomas psiquiátricos no momento da internação em um hospital psiquiátrico foram significativamente mais graves durante a pandemia de covid-19, em comparação com o período anterior, de acordo com dados de mais de 500 indivíduos.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

“Os pacientes com doenças psiquiátricas crônicas podem ser particularmente vulneráveis a esses efeitos porque são mais suscetíveis a sofrer altos níveis de estresse durante uma crise, com maior probabilidade de sentir isolamento/desespero durante o confinamento, em comparação com a população em geral”, escreveram Danna Ramirez, da Menninger Clinic, nos Estados Unidos, e colaboradores.

Em um estudo publicado no periódico Psychiatry Research , os pesquisadores compararam dados de 142 adolescentes de 12 a 17 anos e 470 adultos de 18 a 79 anos, que foram internados em um hospital psiquiátrico nos EUA. Do total, 65 adolescentes e 235 adultos foram internados antes da pandemia, e 77 adolescentes e 235 adultos foram internados durante a pandemia.

Os desfechos clínicos foram os escores na Escala de Transtorno de Ansiedade Generalizada-7 (GAD-7), no Questionário de Saúde do Paciente-9 (PHQ-9), no Questionário de Saúde do Paciente para Adolescentes (PHQ-A), na versão curta da Escala de Dificuldades de Regulação Emocional (DERS- SF), na Escala de Avaliação de Incapacidades da Organização Mundial da Saúde (WHODAS), no Teste de Triagem do Envolvimento com Álcool, Fumo e Substâncias da Organização Mundial da Saúde (WHOASSIST), no Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI), no Índice de Gravidade de Sonhos Perturbadores e Pesadelos (DDNSI) e no Questionário de Comportamentos Suicidas Revisado (SBQ-R).

No geral, os adultos internados durante a pandemia apresentaram níveis significativamente mais altos de ansiedade, depressão, desregulação emocional e incapacidade (P < 0,001 para todos), além de pesadelos (P = 0,013), em comparação com os pacientes internados antes da pandemia.

Entre os adolescentes, os índices de ansiedade, depressão e qualidade do sono foram significativamente maiores na internação hospitalar durante a pandemia, em comparação com o período anterior (P = 0,005, P = 0,005 e P = 0,011, respectivamente).

As razões para o aumento na gravidade dos sintomas permanecem obscuras, mas incluem a possibilidade de que os indivíduos com doença psiquiátrica crônica tenham simplesmente ficado mais doentes, ou que os indivíduos sintomáticos demoraram a procurar o hospital por medo de exposição à covid-19, o que resultou em sintomas mais graves no momento da internação, escreveram os pesquisadores em sua discussão.

Os achados foram limitados por vários fatores, como a população majoritariamente branca e o uso de relatos pelos próprios pacientes, observaram os pesquisadores. Outra limitação foi a falta de diferenciação entre os pacientes que possivelmente tiveram covid-19 antes da hospitalização e aqueles que não tiveram, de modo que os pesquisadores não puderam determinar se o vírus em si desempenharia ou não um papel fisiológico na gravidade dos sintomas.

Todavia, os resultados corroboram dados de estudos anteriores e identificam um aumento na gravidade dos sintomas psiquiátricos em pacientes internados durante a pandemia devido à necessidade de assistência psiquiátrica hospitalar, disseram eles. Embora os recursos sejam escassos, os achados enfatizam que as demandas psiquiátricas, especialmente dos pacientes com doenças psiquiátricas crônicas, não devem ser negligenciadas, e a continuidade e a expansão do acesso à assistência psiquiátrica devem ser priorizadas, concluíram.

O estudo foi apoiado pela Menninger Clinic e pela Menninger Clinic Foundation. Os pesquisadores informaram não ter conflitos de interesses.

Este conteúdo foi originalmente publicado em MDedge.com – Medscape Professional Network.

Siga o Medscape em português no Facebook, no Twitter e no YouTube.

 

Fonte: Heidi Splete para MescapeFoto: Benzoix para Freepik

Comments are closed.