Diagnóstico psiquiátrico aumenta risco de morte por covid-19, mostra estudo

A presença de diagnóstico psiquiátrico em pacientes internados por covid-19 foi associada a risco significativamente maior de morte, mostra uma nova pesquisa.

disposal-5021447_1280

Os pesquisadores descobriram que os pacientes que foram hospitalizados por covid-19 e tinham história de diagnóstico de transtorno mental apresentaram risco 1,5 vezes maior de morte por causas associadas à covid-19 em comparação com os pacientes com covid-19 que nunca receberam diagnóstico psiquiátrico.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

44% dos brasileiros relataram mais burnout durante pandemia, diz Microsoft

Desde início da pandemia, empresa tem desenvolvido ferramentas para melhorar relação de trabalho à distância e diminuir aspectos negativos.

Trabalho remoto: dados apontam ainda que o dia de trabalho aumentou e a falta de rotina, com a jornada de ida e volta, é um mal e não uma benesse

Trabalho remoto: dados apontam ainda que o dia de trabalho aumentou e a falta de rotina, com a jornada de ida e volta, é um mal e não uma benesse

Com várias pessoas ao redor do mundo trabalhando de casa há 6 meses por causa da pandemia de coronavírus, os primeiros dados sobre essa mudança começam a surgir. De acordo com uma pesquisa encomendada pela Microsoft e realizada pela empresa de análises Harris, 33% das pessoas que estão trabalhando remotamente dizem que a falta de separação entre trabalho e vida pessoal está impactando negativamente seu bem-estar.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Estresse e tristeza podem literalmente partir seu coração

– A perda de um cônjuge. A perda de um animal de estimação.

heart-3538291_1280

Pesquisadores confirmaram nos últimos anos o que as pessoas suspeitam há muito tempo: o estresse extremo pode literalmente quebrar seu coração . E, à medida que aprendem mais sobre a condição relativamente rara, descobrem que isso não é causado apenas pela perda de um ente querido. Tratamentos médicos, perda de emprego e outros estressores importantes da vida têm sido associados à condição.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Pesquisadores descobrem como o estresse agudo pode fazer o cabelo ficar branco

Eles costumam surgir de forma tímida lá pela terceira década de vida e, gradualmente, vão conquistando toda a cabeça. Para a maioria das pessoas, somente por volta dos 50 anos de idade torna-se impossível disfarçar os cabelos brancos sem uma visita mensal ao salão.

japanese-4677848_1280

No entanto, relatos médicos sugerem que o processo de despigmentação capilar – ou canície, no jargão científico – pode ocorrer de modo bem mais acelerado sob condições de estresse intenso e persistente ou depois de um grande trauma. Alguns historiadores especulam que tal fenômeno acometeu a rainha Maria Antonieta quando, no auge da Revolução Francesa (1793), soube que seria levada à guilhotina.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Projeto de Lei busca promover assistência à saúde mental de policiais

Proposta é de autoria da Bancada Ativista (PSOL-SP); o objetivo é garantir a saúde dos policiais e a preservação da vida

car-1531277_1280

Um projeto de lei (PL) de autoria da Bancada Ativista (PSOL-SP) propõe que agentes de segurança pública do estado de São Paulo vítimas de violência, ao cumprir suas funções ou em razão delas, devem receber proteção e assistência à saúde mental.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Como uma dieta equilibrada pode alterar seu humor e evitar até a depressão – Parte 1

Cientistas têm investigado com mais atenção nos últimos dez anos o quanto os hábitos alimentares contribuem para nosso estado mental. Esforço fez surgir, inclusive, uma área nova do conhecimento: a psiquiatria nutricional.

breakfast-1822190_1280

Dias ruins mexem com nossa cabeça e apetite. Períodos de estresse fazem não apenas o humor oscilar, mas também a fome. Alguns ficam mais famintos. Outros param de comer. É comum associar ansiedade e depressão a transtornos alimentares.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Empresas não ligam para o bem-estar do funcionário, diz professor de Stanford

Segundo Jeffrey Pfeffer, o ambiente de trabalho é a fonte de estresse e toda companhia precisa agir como se estivesse no ramo da saúde

“O trabalho está matando as pessoas e ninguém se importa”. Assim Jeffrey Pfeffer, professor da Escola de Negócios da Universidade Stanford começou sua palestra hoje (13/09), durante o Simpósio Work Place Wellness, no Insper, em São Paulo (SP). Segundo o professor, a principal fonte de estresse no mundo é o ambiente de trabalho. “Toda empresa tem que entender que está no ramo da saúde”, diz.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

O doutorado é prejudicial à saúde mental

Estudo diz que doutorandos são seis vezes mais propensos a desenvolverem ansiedade ou depressão

old-books-436498_640

Nos últimos anos foram publicadas diversas pesquisas que alertam sobre o estado de saúde mental dos alunos de doutorado. Um exemplo recente é o trabalho que acaba de sair na Nature Biotechnology, apontando que os doutorandos são seis vezes mais propensos a desenvolverem ansiedade e depressão em comparação com a população geral. Segundo esse trabalho, dirigido pelo pesquisador Nathan Vanderford, da Universidade de Kentucky (EUA), isto significa que 39% dos candidatos a doutor sofrem de depressão moderada ou severa, frente a 6% da população geral.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

A relação entre o stress e ganho de peso

Confira alguns alimentos essenciais e práticas para combater os quilinhos a mais e manter a mente saudável

slimming-2728331_640 (1)

O estilo de vida da sociedade atual mudou bastante ao longo dos anos, atingindo o auge da correria principalmente na parte profissional. Associado a este fato podemos observar hábitos cada vez menos saudáveis como excesso de trabalho, poucas horas de sono, má alimentação e inatividade física, aumentando assim, os níveis de estresse tanto físicos quanto mentais.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading