Estresse e tristeza podem literalmente partir seu coração

– A perda de um cônjuge. A perda de um animal de estimação.

heart-3538291_1280

Pesquisadores confirmaram nos últimos anos o que as pessoas suspeitam há muito tempo: o estresse extremo pode literalmente quebrar seu coração . E, à medida que aprendem mais sobre a condição relativamente rara, descobrem que isso não é causado apenas pela perda de um ente querido. Tratamentos médicos, perda de emprego e outros estressores importantes da vida têm sido associados à condição.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Pesquisadores descobrem como o estresse agudo pode fazer o cabelo ficar branco

Eles costumam surgir de forma tímida lá pela terceira década de vida e, gradualmente, vão conquistando toda a cabeça. Para a maioria das pessoas, somente por volta dos 50 anos de idade torna-se impossível disfarçar os cabelos brancos sem uma visita mensal ao salão.

japanese-4677848_1280

No entanto, relatos médicos sugerem que o processo de despigmentação capilar – ou canície, no jargão científico – pode ocorrer de modo bem mais acelerado sob condições de estresse intenso e persistente ou depois de um grande trauma. Alguns historiadores especulam que tal fenômeno acometeu a rainha Maria Antonieta quando, no auge da Revolução Francesa (1793), soube que seria levada à guilhotina.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Projeto de Lei busca promover assistência à saúde mental de policiais

Proposta é de autoria da Bancada Ativista (PSOL-SP); o objetivo é garantir a saúde dos policiais e a preservação da vida

car-1531277_1280

Um projeto de lei (PL) de autoria da Bancada Ativista (PSOL-SP) propõe que agentes de segurança pública do estado de São Paulo vítimas de violência, ao cumprir suas funções ou em razão delas, devem receber proteção e assistência à saúde mental.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Como uma dieta equilibrada pode alterar seu humor e evitar até a depressão – Parte 1

Cientistas têm investigado com mais atenção nos últimos dez anos o quanto os hábitos alimentares contribuem para nosso estado mental. Esforço fez surgir, inclusive, uma área nova do conhecimento: a psiquiatria nutricional.

breakfast-1822190_1280

Dias ruins mexem com nossa cabeça e apetite. Períodos de estresse fazem não apenas o humor oscilar, mas também a fome. Alguns ficam mais famintos. Outros param de comer. É comum associar ansiedade e depressão a transtornos alimentares.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Empresas não ligam para o bem-estar do funcionário, diz professor de Stanford

Segundo Jeffrey Pfeffer, o ambiente de trabalho é a fonte de estresse e toda companhia precisa agir como se estivesse no ramo da saúde

“O trabalho está matando as pessoas e ninguém se importa”. Assim Jeffrey Pfeffer, professor da Escola de Negócios da Universidade Stanford começou sua palestra hoje (13/09), durante o Simpósio Work Place Wellness, no Insper, em São Paulo (SP). Segundo o professor, a principal fonte de estresse no mundo é o ambiente de trabalho. “Toda empresa tem que entender que está no ramo da saúde”, diz.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

O doutorado é prejudicial à saúde mental

Estudo diz que doutorandos são seis vezes mais propensos a desenvolverem ansiedade ou depressão

old-books-436498_640

Nos últimos anos foram publicadas diversas pesquisas que alertam sobre o estado de saúde mental dos alunos de doutorado. Um exemplo recente é o trabalho que acaba de sair na Nature Biotechnology, apontando que os doutorandos são seis vezes mais propensos a desenvolverem ansiedade e depressão em comparação com a população geral. Segundo esse trabalho, dirigido pelo pesquisador Nathan Vanderford, da Universidade de Kentucky (EUA), isto significa que 39% dos candidatos a doutor sofrem de depressão moderada ou severa, frente a 6% da população geral.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

A relação entre o stress e ganho de peso

Confira alguns alimentos essenciais e práticas para combater os quilinhos a mais e manter a mente saudável

slimming-2728331_640 (1)

O estilo de vida da sociedade atual mudou bastante ao longo dos anos, atingindo o auge da correria principalmente na parte profissional. Associado a este fato podemos observar hábitos cada vez menos saudáveis como excesso de trabalho, poucas horas de sono, má alimentação e inatividade física, aumentando assim, os níveis de estresse tanto físicos quanto mentais.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Vacina contra o stress será fabricada em até 20 anos, diz especialista

Estudo conectou bactéria presente no solo com diminuição de estado inflamatório que gera estresse

syringe-417786_1280

Uma nova pesquisa sobre bactérias aproximou ainda mais a comunidade científica da tão sonhada vacina “anti-stress”. De acordo com os especialistas, a espécie de bactéria Mycobacterium vaccae está presente no solo e ajuda na diminuição dos níveis de estresse.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Estresse de humanos contagia os cães, afirma estudo

A personalidade do dono afeta as concentrações do hormônio cortisol no seu cachorro. Agora, cientistas querem estudar como funciona esse mecanismo e se efeito ocorre também com outros tipos de animais de estimação. pug-1209129_640 (1)

Pense no seu cãozinho de estimação quando estiver se sentindo estressado. Não que ele vá necessariamente aliviar sua rotina, mas porque ele pode estar sofrendo tanto quanto você.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading