Excesso de trabalho e pandemia podem desencadear Síndrome de Burnout

bulb-4957012_640

A sobrecarga de trabalho e o esgotamento devido a essa sobrecarga, que pode desencadear a Síndrome de Burnout, estão chamando a atenção dos profissionais da área médica do trabalho. Eles indicam a necessidade de maior atenção para os sintomas durante o período de tensão e fadiga provocado pela pandemia de covid-19, que trouxe a necessidade de manter o isolamento social pelo máximo de tempo possível.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Uma epidemia de doenças mentais

Covid-19 fez empresas e pessoas repensarem hábitos e destruírem tabus em relação à assistência psicológica

egg-583163_1280

Já se passaram quase sete meses desde que a OMS declarou que o mundo estava diante de uma pandemia de Covid-19. Diversos países anunciaram lockdowns, enquanto outros achavam que era somente uma “gripezinha”. Estes últimos, no entanto, viram os números de contágio e mortes escalarem rapidamente.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

44% dos brasileiros relataram mais burnout durante pandemia, diz Microsoft

Desde início da pandemia, empresa tem desenvolvido ferramentas para melhorar relação de trabalho à distância e diminuir aspectos negativos.

Trabalho remoto: dados apontam ainda que o dia de trabalho aumentou e a falta de rotina, com a jornada de ida e volta, é um mal e não uma benesse

Trabalho remoto: dados apontam ainda que o dia de trabalho aumentou e a falta de rotina, com a jornada de ida e volta, é um mal e não uma benesse

Com várias pessoas ao redor do mundo trabalhando de casa há 6 meses por causa da pandemia de coronavírus, os primeiros dados sobre essa mudança começam a surgir. De acordo com uma pesquisa encomendada pela Microsoft e realizada pela empresa de análises Harris, 33% das pessoas que estão trabalhando remotamente dizem que a falta de separação entre trabalho e vida pessoal está impactando negativamente seu bem-estar.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Síndrome de Burnout deve atingir diversos profissionais pós-pandemia

Cansaço, fadiga e estresse no trabalho podem ser mais sérios do que se imagina

face-mask-4986596_1280

A atual pandemia do novo coronavírus virou as relações e o modo de trabalho de cabeça para baixo. Em poucos dias, funcionários e empresas foram obrigados a se adaptar ao famoso home office ou teletrabalho. Dando fim ao happy hour entre amigos e colegas, o expediente se resumiu em horas em casa, na frente do computador, equilibrando as tarefas do serviço com os afazeres domésticos.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

‘Burnout’ ganha importância na lista de doenças da OMS

Síndrome do trabalhador esgotado se relaciona com problemas no emprego

depression-3912748_1280

A síndrome do trabalhador esgotado (síndrome de burnout) aparecerá na próxima Classificação Internacional de Doenças (CID-11) da Organização Mundial da Saúde (OMS) como um problema associado ao emprego ou ao desemprego.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Empresas lançam programas para prevenir o burnout

Especialistas acreditam que iniciativas como yoga, meditação e sala de descanso no ambiente de trabalho precisam estar alinhadas a políticas voltadas à saúde mental

angry-bird-2234295_640

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, o burnout tem se tornado cada vez mais comum. Neste ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que irá incluir a síndrome na próxima revisão da Classificação Internacional de Doenças, que passa a valer a partir de 2022. Apesar de em um primeiro momento afetar apenas o funcionário, especialistas concordam que o tratamento e a prevenção do burnout precisam partir de mudanças internas na empresa.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Afastamentos por Síndrome de Burnout crescem 114,80% – Parte 1

Organização Mundial de Saúde (OMS) muda a classificação do transtorno; veja dicas para prevenir o esgotamento profissional

sector-1153119_1280

Pressão para cumprir metas abusivas, jornadas de trabalho exaustivas, falta de reconhecimento das chefias e de autonomia, várias horas vividas dentro de um ambiente de trabalho tóxico. Muita gente vai se identificar com essa rotina cada vez comum por conta de um mercado acelerado, exigente e movido pela busca incessante por resultados imediatos.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Sair de férias não cura o Burnout

ferris-wheel-690988_640

Um estudo feito pela Associação Americana de Psicologia mostra que o período de descanso pode aumentar ainda mais o estresse, uma vez que é comum funcionários se depararem com uma pilha de tarefas obrigatórias antes das férias. E mais: os efeitos positivos de um recesso se dissipa em poucos dias. O segredo para evitar o burnout, afirma uma consultora ouvida pela publicação Quartz, é não apostar em períodos longos de férias, mas ter entre 5 e 10 minutos de pausa para cada 90 ou 120 minutos de trabalho.

Fonte: Boletim do LinkedIn - Foto: Free-Photos para Pixabay