44% dos brasileiros relataram mais burnout durante pandemia, diz Microsoft

Desde início da pandemia, empresa tem desenvolvido ferramentas para melhorar relação de trabalho à distância e diminuir aspectos negativos.

Trabalho remoto: dados apontam ainda que o dia de trabalho aumentou e a falta de rotina, com a jornada de ida e volta, é um mal e não uma benesse

Trabalho remoto: dados apontam ainda que o dia de trabalho aumentou e a falta de rotina, com a jornada de ida e volta, é um mal e não uma benesse

Com várias pessoas ao redor do mundo trabalhando de casa há 6 meses por causa da pandemia de coronavírus, os primeiros dados sobre essa mudança começam a surgir. De acordo com uma pesquisa encomendada pela Microsoft e realizada pela empresa de análises Harris, 33% das pessoas que estão trabalhando remotamente dizem que a falta de separação entre trabalho e vida pessoal está impactando negativamente seu bem-estar.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Um em cada 16 pacientes da Covid-19 desenvolve doença mental até três meses após a infecção, aponta estudo

Risco é duas vezes maior em pacientes que precisaram ser hospitalizados.

covid-5288310_1280

Um em cada 16 pacientes com Covid-19 que nunca teve uma doença mental será diagnosticado com algum transtorno desse tipo dentro de três meses após a infecção. O risco é duas vezes maior para os que precisaram ser hospitalizados.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

O que aprendemos sobre o trabalho em casa durante a pandemia

computer-1185626_1280

A partir de dezembro de 2019 houve a transmissão de um novo coronavírus que passou a ser denominado SARS-Cov-2 ou COVID-19. A partir dos primeiros casos observados em Wuhan na China, a transmissão do vírus se disseminou rapidamente, particularmente pela globalização, com a facilidade no deslocamento entre países e continentes. Considerando-se que a doença não possui tratamento reconhecido cientificamente, busca-se reduzir as taxas de transmissão pelo isolamento social, identificação precoce das infecções e tratamento médico adequado. Infelizmente, no Brasil, em agosto, superou-se a marca dos 100.000 mortos por esta doença.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Uso excessivo de telas digitais pode causar falsa miopia em crianças

baby-girl-5003421_1280

Por conta do isolamento social, as aulas presenciais estão canceladas e, por isso, as crianças estão passando mais tempo em casa. Sem poder sair para brincar, viajar ou fazer passeios, o uso de celulares, tablets e outros dispositivos eletrônicos estão em alta.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Síndrome de Burnout deve atingir diversos profissionais pós-pandemia

Cansaço, fadiga e estresse no trabalho podem ser mais sérios do que se imagina

face-mask-4986596_1280

A atual pandemia do novo coronavírus virou as relações e o modo de trabalho de cabeça para baixo. Em poucos dias, funcionários e empresas foram obrigados a se adaptar ao famoso home office ou teletrabalho. Dando fim ao happy hour entre amigos e colegas, o expediente se resumiu em horas em casa, na frente do computador, equilibrando as tarefas do serviço com os afazeres domésticos.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Coronavírus: confinamento é ‘o maior experimento psicológico da história’, diz especialista em trauma

Estima-se que pelo menos 2,6 bilhões de pessoas foram colocadas sob alguma forma de quarentena em março. Isso representa um terço da população mundial.

analysis-2030261_1280

Em meados de junho, a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, já havia contaminado mais de 9 milhões de pessoas e matado pelo menos 470 mil.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Depois de quatro meses de isolamento social, pessoas estão enfrentando a “fadiga da quarentena”

Especialista diz que é importante continuar mantendo os hábitos de higiene e saúde mesmo neste momento

animal-4334326_1280

A quarentena forçada devido à pandemia do novo coronavírus chegou ao quarto mês e pessoas que por tanto tempo seguiram as recomendações de segurança, entraram agora num período conhecido como “fadiga da quarentena”.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Os efeitos do confinamento na saúde mental de crianças e adolescentes

Psiquiatras e psicólogos apontam o possível aumento de ansiedade, estresse e depressão por evento traumático massivo. Alertam até mesmo que esses transtornos serão “a próxima pandemia”

kid-1365105_1280

Cerca de 860 milhões de crianças do mundo todo saíram um dia das aulas e na manhã seguinte não puderam voltar à escola, nem brincar com seus amigos, visitar os avós ou correr ao ar livre. Enquanto o número de contágios e mortes por coronavírus aumentavam com o passar dos dias e semanas de confinamento, os problemas de saúde mental também cresciam, mas de forma silenciosa.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Games melhoram a memória – e outras revelações do maior experimento sobre inteligência já realizado no mundo

games-2453777_1280

Quando se trata de medir a inteligência, há muitas habilidades que entram em jogo, desde a resolução de problemas e habilidades relacionadas às relações espaciais à consciência emocional e a memória.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Covid-19: Sob maior pressão, médicos e enfermeiros tendem a descuidar da própria saúde mental

doctor-3264979_1280

Na quinta-feira, dia 03 de abril, o telefone celular da Dra. Alexandrina Maria Augusto da Silva Meleiro disparou. Eram profissionais de saúde abalados com a determinação federal de cadastramento obrigatório de 14 categorias para treinamento e possível convocação para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS) no combate à Covid-19 (sigla do inglês, Coronavirus Disease 2019).

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading