Covid-19: Sob maior pressão, médicos e enfermeiros tendem a descuidar da própria saúde mental

doctor-3264979_1280

Na quinta-feira, dia 03 de abril, o telefone celular da Dra. Alexandrina Maria Augusto da Silva Meleiro disparou. Eram profissionais de saúde abalados com a determinação federal de cadastramento obrigatório de 14 categorias para treinamento e possível convocação para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS) no combate à Covid-19 (sigla do inglês, Coronavirus Disease 2019).

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Covid-19: OMS divulga guia com cuidados para saúde mental durante pandemia

dr

Organização Mundial da Saúde apresenta dicas para enfrentar consequências psicológicas e mentais do novo coronavírus; doença está gerando estresse na população afetada pelo risco de contaminação, incerteza, isolamento social e desemprego entre outros motivos; guia contempla profissionais de saúde, crianças e idosos, líderes de equipes e pessoas em quarentena.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Profissão ameaçada: evasão da medicina

“E ai cara, só queria que você fosse um dos primeiros a saber que eu pedi demissão do hospital e estou cumprindo aviso prévio. Estou pensando em fazer um MBA executivo…”

stethoscope-1584223_1280

Eu li duas vezes esse texto chocante de um colega cirurgião ortopédico que também é um amigo próximo. O que? Ele vai sair?

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Estilo de vida saudável aumenta em até uma década o tempo de vida sem doenças

As pessoas que adotam até cinco fatores de estilo de vida de baixo risco têm uma expectativa de vida sem grandes doenças crônicas significativamente maior aos 50 anos de idade em comparação às que não adotam nenhum fator de vida de baixo risco, dizem os pesquisadores.

runner-888016_1280

A Dra. Yanping Li, Ph.D., médica, e colaboradores, analisaram dados de mais de 110.000 profissionais de saúde, mulheres e homens, que participaram de dois estudos divisores de águas, e estão reivindicando melhores políticas públicas de saúde a fim melhorar a alimentação e o ambiente de vida da população.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Estresse e tristeza podem literalmente partir seu coração

– A perda de um cônjuge. A perda de um animal de estimação.

heart-3538291_1280

Pesquisadores confirmaram nos últimos anos o que as pessoas suspeitam há muito tempo: o estresse extremo pode literalmente quebrar seu coração . E, à medida que aprendem mais sobre a condição relativamente rara, descobrem que isso não é causado apenas pela perda de um ente querido. Tratamentos médicos, perda de emprego e outros estressores importantes da vida têm sido associados à condição.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Pesquisadores descobrem como o estresse agudo pode fazer o cabelo ficar branco

Eles costumam surgir de forma tímida lá pela terceira década de vida e, gradualmente, vão conquistando toda a cabeça. Para a maioria das pessoas, somente por volta dos 50 anos de idade torna-se impossível disfarçar os cabelos brancos sem uma visita mensal ao salão.

japanese-4677848_1280

No entanto, relatos médicos sugerem que o processo de despigmentação capilar – ou canície, no jargão científico – pode ocorrer de modo bem mais acelerado sob condições de estresse intenso e persistente ou depois de um grande trauma. Alguns historiadores especulam que tal fenômeno acometeu a rainha Maria Antonieta quando, no auge da Revolução Francesa (1793), soube que seria levada à guilhotina.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Como uma dieta equilibrada pode alterar seu humor e evitar até a depressão – Parte 1

Cientistas têm investigado com mais atenção nos últimos dez anos o quanto os hábitos alimentares contribuem para nosso estado mental. Esforço fez surgir, inclusive, uma área nova do conhecimento: a psiquiatria nutricional.

breakfast-1822190_1280

Dias ruins mexem com nossa cabeça e apetite. Períodos de estresse fazem não apenas o humor oscilar, mas também a fome. Alguns ficam mais famintos. Outros param de comer. É comum associar ansiedade e depressão a transtornos alimentares.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Bruxismo tem tudo a ver com saúde mental, mas muita gente não sabe

As causas mais comuns para o bruxismo possuem relação com estilo de vida estressante

tooth-2013237_1280

Ao dormirem, muitas pessoas possuem o hábito de ranger os dentes, e acabam não sabendo que possuem bruxismo noturno, uma doença que pode trazer sérias consequências à saúde como um todo, através de lesões nos dentes e na gengiva. Cerca de 30% das pessoas têm bruxismo leve, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, dados oficiais apontam que o problema atinge 40% da população.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Academia troca exercícios por ‘aulas de cochilo’ para quem está cansado

Nap3

Na velocidade dos tempos de agora, em que o dia parece não mais caber em 24 horas, o sono costuma ser o primeiro sacrificado, e dormir pouco tornou-se via de regra. Com isso, o estresse e o cansaço acaba se tornando um dos efeitos colaterais constantes da vida contemporânea.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Uso de remédio para dormir cresce 560% em oito anos

Venda da substância zolpidem aumenta em meio a uma queda dos demais ansiolíticos, usados de forma errada por quem deseja pegar no sono

mattress-2489615_1280

As vendas de zolpidem, um poderoso medicamento para dormir, cresceram 560% entre 2011 e 2018 no Brasil, país com 73 milhões de pessoas que sofrem de insônia, segundo a Associação Brasileira do Sono.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading