A perigosa moda de se tomar remédio contra a ansiedade como droga recreativa

O medicamento Alprazolam é amplamente prescrito na Europa, Estados Unidos e Brasil. Mas também há quem use a substância como droga recreativa, o que oferece sérios riscos para saúde.

O rapper Kristello diz que sentiu paranoia extrema depois de parar de tomar o remédio (Foto: BBC)

O rapper Kristello diz que sentiu paranoia extrema depois de parar de tomar o remédio (Foto: BBC)

Eu estava em uma festa quando um amigo me deu uma (pílula)”, lembra Kristello, rapper inglês de 19 anos, sobre a primeira vez que tomou Xanax. Esse é o nome usado na Europa para o medicamento Alprazolam, prescrito para tratar ansiedade. Mas há quem consuma o remédio ilegalmente, como droga recreativa, comprada de forma clandestina e combinada com outros medicamentos.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Número de professores afastados por transtornos em SP quase dobra em 2016 e vai a 50 mil

Até setembro deste ano, 27 mil docentes se afastaram do trabalho por questões comportamentais;

differential-calculus-2820672_640

O número de professores afastados por transtornos mentais ou comportamentais nas escolas estaduais de São Paulo quase dobrou em 2016 em relação a 2015: foi de 25.849 para 50.046. Segundo dados obtidos pela Globonews, por meio da lei de acesso à informação, até setembro de 2017, 27.082 professores se afastaram.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Coisas que ninguém te conta sobre o Rivotril

Enquanto o Rivotril é enaltecido e utilizado por toda uma geração de forma indiscriminada como se fosse remédio para dor de cabeça, as pessoas que fazem uso desse medicamento pouco sabem sobre os efeitos de longo prazo desse psicofármaco.

pills-2607338_1280

O Rivotril é um remédio da classe dos benzodiazepínicos que são drogas psicotrópicas, isto é, medicamentos que afetam a mente e o humor. Eles também são popularmente conhecidos como tarjas pretas, tranquilizantes, calmantes, ansiolíticos, medicamentos anti-ansiedade, sedativos, pílulas para dormir e hipnóticos. São prescritos principalmente nos quadros de ansiedade e problemas de sono.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Buffett se junta com Amazon e JP Morgan para revolucionar sistema de saúde

Warren Buffett

Warren Buffett

O que temos com a união de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, com um dos maiores investidores e um dos maiores bancos dos EUA? Uma revolução sem precedentes. É o que planejam Amazon, Berkshire Hathaway (empresa de Warren Buffett) e o JPMorgan Chase.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

‘Evito as redes sociais pela mesma razão que evito as drogas’, diz o criador da realidade virtual

Jaron Lanier é uma das vozes mais respeitadas do mundo tecnológico, mas rejeita a cultura do Vale do Silício e compara redes sociais a drogas

Jaron Lanier é uma das vozes mais respeitadas do mundo tecnológico, mas rejeita a cultura do Vale do Silício e compara redes sociais a drogas - Foto: Science Photo Library

Jaron Lanier é uma das vozes mais respeitadas do mundo tecnológico. Um visionário, ele ajudou a criar nosso futuro digital e cunhou o termo realidade virtual, nos idos dos anos 1980. Além de ser um filósofo da internet, Lanier é um músico clássico, que tem uma coleção de mais de mil instrumentos.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Patrões estão mais sensíveis às emoções

Há cada vez mais empresas a colocar o bem-estar emocional dos profissionais no centro da estratégia de gestão

action-2277292_1280

O diagnóstico dos fatores de risco psicossocial é obrigatório para as empresas, mas não há nada na lei nacional que obrigue a que esta avaliação resulte numa mudança de prática dentro das organizações. Apesar disso, Maria José Chambel, especialista em Psicologia das Organizações e docente da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, garante que “os empregadores nacionais estão mais sensíveis a estas questões e têm demonstrado maior interesse não só em diagnosticar os riscos, como em definir medidas preventivas”.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Salário baixo faz carreira de professor virar opção passageira

board-2853022_1280

No Brasil, a carreira de professor está se tornando uma passagem, um momento de transição para outras funções. O profissional fica no magistério somente até conseguir um cargo mais bem remunerado e provavelmente menos estressante. Prova disso é que 25% dos docentes brasileiros têm menos de 30 anos e apenas 12% estão com idade acima de 50, bem diferente do que ocorre em outros países. Aqui, o professor ingressa no magistério ainda jovem, mas em poucos anos, deixa de ver perspectivas.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

9 hábitos simples que vão dar um gás na sua saúde

Lavar as mãos, dormir bem e desapegar do celular antes de dormir. Esses e outros hábitos simples de serem incorporados no dia a dia nos ajudam a ter mais qualidade de vida e melhoram a saúde. Confira, abaixo, as sugestões dos especialistas ouvidos pelo UOL.

people-2587069_1280

Fontes: Ana Maria Rossi, psicóloga clínica e presidente da International Stress Management Association no Brasil. Carlos Alberto Avellaneda Penatti, médico do grupo Fleury Medicina e Saúde. Silvia Fonseca, infectologista do Hospital São Francisco. Diego Ucha, educador físico e coach de saúde da empresa Healthways.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Otimismo beneficia a saúde, diz psicóloga Ana Maria Rossi

O principal é praticar ações preventivas e repensar as prioridades de vida, destaca a presidente da Isma-BR e copresidente na Divisão de Saúde Ocupacional da Associação Mundial de Psiquiatria

men-2425121_1920

Pesquisas comprovam: ser otimista reduz o estresse, aumenta a autoconfiança e faz bem à saúde. Pensamentos negativos suprimem a imunidade e nos tornam mais suscetíveis ao adoecimento. Mas fica a questão: como vivenciar principalmente os aspectos positivos da vida num mundo onde a maioria das pessoas está sujeita a um alto e perturbador nível de estresse?

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading