Como o humor mexe com a nossa saúde e as nossas dores

cold-1284030_1280

Com certeza você já ouviu o ditado “rir é o melhor remédio”. Mas será que ele tem algum fundamento científico? Uma função importante do humor é facilitar as relações sociais, sendo o primeiro passo para a aproximação das pessoas e o estabelecimento da confiança entre elas e dentro de um grupo.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

‘Vida perfeita’ em redes sociais pode afetar a saúde mental

laptop-3781384_1280

Em redes sociais, os chamados digital influencers, ou somente influencers, estão sempre felizes e pregam a felicidade como um estilo de vida. Essas pessoas espalham conteúdo para milhares de seguidores, principalmente no Instagram, rede de compartilhamento de fotos e vídeos, que permite aplicar filtros digitais nas fotos e compartilhá-los em outras redes sociais.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Aplaudir as conquistas de uma criança é encorajá-la a crescer

Para que seu filho cresça em emoções, para formar uma forte identidade e caráter e superar as dificuldades que surgem, você deve aplaudir suas realizações e elevar sua autoestima.

tongues-1031219_640

Para que seu filho cresça em emoções, para formar uma forte identidade e caráter e superar as dificuldades que surgem, você deve aplaudir suas realizações e elevar sua autoestima. Uma criança com inteligência emocional é aquela que sabe como ser resiliente e progredir, deixando para trás seus erros antes de seus ensinamentos.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Como os cientistas estão redefinindo o sucesso

Rankings de universidades, repercussão em periódicos científicos e o número de citações: há quem diga que tais critérios são antiquados para avaliar a qualidade da produção científica, e que são até um obstáculo para o progresso científico. A Suíça quer ajudar a implementar alternativas; uma tarefa que é mais fácil dita do que feita.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Uma soneca para ficar mais inteligente

Passar noites em claro tem vários efeitos, inclusive sobre nossa capacidade de concentração

cat-800760_1280

Passar noites em claro tem vários efeitos, inclusive sobre nossa capacidade de concentração, resolução de problemas e aprendizagem. “Um adulto em estado de vigília contínua por 21 horas tem aptidões equivalentes às de alguém alcoolizado a ponto de ser legalmente impedido de dirigir”, afirma o professor Sean Drummond, da Universidade da Califórnia em San Diego. Segundo ele, passar duas ou três noites seguidas dormindo tarde e acordando cedo pode provocar o mesmo efeito. Ou seja, do ponto de vista da cognição, é como se dormir bem (obviamente sem excessos) nos tornasse mais inteligentes – pelo menos mais do que podemos ser quando passamos tempo demais acordados. Uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Lübeck, na Alemanha, com 191 adultos mostrou que dormir bem durante a noite é fundamental para nos lembrarmos melhor do que aprendemos. Isso ocorre porque durante o descanso ocorre a síntese de proteínas responsáveis pelo desenvolvimento de conexões neurais, o que aprimora habilidades como a memória. Quando dormimos, nosso cérebro seleciona as informações acumuladas, guardando aquilo que considera importante, descartando o supérfluo e fixando, assim, lições que aprendemos ao longo do dia. Por esse motivo, quem dorme mal, geralmente, tem dificuldade em lembrar-se de situações simples, como episódios ocorridos no dia anterior ou nomes de pessoas próximas.

Fonte: Mente Cérebro  - Foto: Shanon para Pixabay

9 hábitos simples que vão dar um gás na sua saúde

Lavar as mãos, dormir bem e desapegar do celular antes de dormir. Esses e outros hábitos simples de serem incorporados no dia a dia nos ajudam a ter mais qualidade de vida e melhoram a saúde. Confira, abaixo, as sugestões dos especialistas ouvidos pelo UOL.

people-2587069_1280

Fontes: Ana Maria Rossi, psicóloga clínica e presidente da International Stress Management Association no Brasil. Carlos Alberto Avellaneda Penatti, médico do grupo Fleury Medicina e Saúde. Silvia Fonseca, infectologista do Hospital São Francisco. Diego Ucha, educador físico e coach de saúde da empresa Healthways.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Otimismo beneficia a saúde, diz psicóloga Ana Maria Rossi

O principal é praticar ações preventivas e repensar as prioridades de vida, destaca a presidente da Isma-BR e copresidente na Divisão de Saúde Ocupacional da Associação Mundial de Psiquiatria

men-2425121_1920

Pesquisas comprovam: ser otimista reduz o estresse, aumenta a autoconfiança e faz bem à saúde. Pensamentos negativos suprimem a imunidade e nos tornam mais suscetíveis ao adoecimento. Mas fica a questão: como vivenciar principalmente os aspectos positivos da vida num mundo onde a maioria das pessoas está sujeita a um alto e perturbador nível de estresse?

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Ciência explica como a praia pode mudar nossos cérebros e saúde mental

Alguma vez você já passou um dia na praia e voltou para casa sentindo-se relaxado e rejuvenescido? Você pode concordar prontamente que a praia tem um efeito calmante, mas também sabe que estar na praia pode ter um enorme efeito sobre a sua saúde e bem-estar, e pode mesmo mudar seu cérebro. Vamos dar uma olhada em alguns dos benefícios cientificamente apoiados que a praia pode oferecer.

sunset-2191645_1280

Lora Fleming, da Universidade de Exeter na Inglaterra, diz que a ideia de que a praia ajuda a nossa saúde está bem estabelecida. Os médicos do século XVIII costumavam prescrever viagens para o oceano para visitar “hospitais de banho”. Hospitais de banho eram clínicas especialmente projetadas que ofereciam tratamentos banho de água salgada.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading