Como o humor mexe com a nossa saúde e as nossas dores

cold-1284030_1280

Com certeza você já ouviu o ditado “rir é o melhor remédio”. Mas será que ele tem algum fundamento científico? Uma função importante do humor é facilitar as relações sociais, sendo o primeiro passo para a aproximação das pessoas e o estabelecimento da confiança entre elas e dentro de um grupo.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

O que é fadiga mental? Conheça os sintomas e como tratar

Fadiga mental gera sensação de esgotamento, falta de concentração e de motivação. Uma das causas são situações emocionalmente desafiadoras

tired-3737368_1280

A fadiga é uma sensação mais forte que o cansaço que pode ser mental ou física. Quando a fadiga é mental, há uma redução na eficiência mental e física temporariamente. A condição também pode ser nomeada como embotamento mental ou embotamento cognitivo, o que indica uma ausência de respostas a estímulos por parte da mente.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Zoom fatigue: saiba como driblar a exaustão provocada pelo excesso de reuniões por vídeo

child-5976952_1280

Zoom, TeamsWhatsapp, Hangout, SkypeGoogle Meet. Eis alguns dos principais aplicativos de videoconferência que chegaram com força para substituir as reuniões presenciais desde que as pessoas se viram forçadas a trabalhar em home office — e que hoje integram a rotina de centenas de milhões de profissionais no mundo todo.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Como não tornar o tédio no próximo Burnout

Você tem se sentido desmotivado? Sofia Esteves tem um conselho de carreira para você nesta coluna

continental-bulldog-2437110_1280

Se você mora em São Paulo, essa semana é de feriado prolongado. Talvez você esteja tentando descansar na segurança de casa, mas provavelmente o sentimento não é exatamente de alívio pela pausa no trabalho. Desde a pandemia — e seu agravamento recente — muita coisa mudou na nossa vida, mais afazeres no trabalho e também domésticos, usamos mais a casa e, portanto, acabamos sujando mais e tendo mais serviço. O trabalho também tem momentos intensos e os dias da semana às vezes parecem misturados, o calendário parece algo contínuo, sem interrupção.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Técnicas de respiração para aliviar a ansiedade

Técnicas simples de respiração ajudam a aliviar os sintomas da ansiedade que surge diante da pandemia do novo coronavírus  Aprenda como respirar corretamente.

happiness-1866081_1280

Em tempos de pandemia de novo coronavírus e quarentena, é comum ouvir de amigos e familiares relatos de exaustão mental por conta do excesso de informações, da dificuldade em manter a rotina de trabalho sem perder a produtividade, além dos problemas financeiros que começam a pipocar.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Uma epidemia de doenças mentais

Covid-19 fez empresas e pessoas repensarem hábitos e destruírem tabus em relação à assistência psicológica

egg-583163_1280

Já se passaram quase sete meses desde que a OMS declarou que o mundo estava diante de uma pandemia de Covid-19. Diversos países anunciaram lockdowns, enquanto outros achavam que era somente uma “gripezinha”. Estes últimos, no entanto, viram os números de contágio e mortes escalarem rapidamente.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Um em cada 16 pacientes da Covid-19 desenvolve doença mental até três meses após a infecção, aponta estudo

Risco é duas vezes maior em pacientes que precisaram ser hospitalizados.

covid-5288310_1280

Um em cada 16 pacientes com Covid-19 que nunca teve uma doença mental será diagnosticado com algum transtorno desse tipo dentro de três meses após a infecção. O risco é duas vezes maior para os que precisaram ser hospitalizados.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Coronavírus: confinamento é ‘o maior experimento psicológico da história’, diz especialista em trauma

Estima-se que pelo menos 2,6 bilhões de pessoas foram colocadas sob alguma forma de quarentena em março. Isso representa um terço da população mundial.

analysis-2030261_1280

Em meados de junho, a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, já havia contaminado mais de 9 milhões de pessoas e matado pelo menos 470 mil.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Como a solidão afeta a saúde no fim da vida

Pesquisa mostra que quem se sente só tem mais chances de precisar de cuidados intensivos

sunset-3156176_1280

O afastamento social durante a pandemia do novo coronavírus tem afetado todas as faixas etárias e seus efeitos ainda vão merecer muitas análises. A longo prazo, as consequências da solidão e do isolamento marcam negativamente os indivíduos, como mostra estudo feito com norte-americanos acima dos 50 anos que morreram entre 2004 e 2014.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Estresse e tristeza podem literalmente partir seu coração

– A perda de um cônjuge. A perda de um animal de estimação.

heart-3538291_1280

Pesquisadores confirmaram nos últimos anos o que as pessoas suspeitam há muito tempo: o estresse extremo pode literalmente quebrar seu coração . E, à medida que aprendem mais sobre a condição relativamente rara, descobrem que isso não é causado apenas pela perda de um ente querido. Tratamentos médicos, perda de emprego e outros estressores importantes da vida têm sido associados à condição.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading