Zoom fatigue: saiba como driblar a exaustão provocada pelo excesso de reuniões por vídeo

child-5976952_1280

Zoom, TeamsWhatsapp, Hangout, SkypeGoogle Meet. Eis alguns dos principais aplicativos de videoconferência que chegaram com força para substituir as reuniões presenciais desde que as pessoas se viram forçadas a trabalhar em home office — e que hoje integram a rotina de centenas de milhões de profissionais no mundo todo.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Como não tornar o tédio no próximo Burnout

Você tem se sentido desmotivado? Sofia Esteves tem um conselho de carreira para você nesta coluna

continental-bulldog-2437110_1280

Se você mora em São Paulo, essa semana é de feriado prolongado. Talvez você esteja tentando descansar na segurança de casa, mas provavelmente o sentimento não é exatamente de alívio pela pausa no trabalho. Desde a pandemia — e seu agravamento recente — muita coisa mudou na nossa vida, mais afazeres no trabalho e também domésticos, usamos mais a casa e, portanto, acabamos sujando mais e tendo mais serviço. O trabalho também tem momentos intensos e os dias da semana às vezes parecem misturados, o calendário parece algo contínuo, sem interrupção.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Técnicas de respiração para aliviar a ansiedade

Técnicas simples de respiração ajudam a aliviar os sintomas da ansiedade que surge diante da pandemia do novo coronavírus  Aprenda como respirar corretamente.

happiness-1866081_1280

Em tempos de pandemia de novo coronavírus e quarentena, é comum ouvir de amigos e familiares relatos de exaustão mental por conta do excesso de informações, da dificuldade em manter a rotina de trabalho sem perder a produtividade, além dos problemas financeiros que começam a pipocar.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Uma epidemia de doenças mentais

Covid-19 fez empresas e pessoas repensarem hábitos e destruírem tabus em relação à assistência psicológica

egg-583163_1280

Já se passaram quase sete meses desde que a OMS declarou que o mundo estava diante de uma pandemia de Covid-19. Diversos países anunciaram lockdowns, enquanto outros achavam que era somente uma “gripezinha”. Estes últimos, no entanto, viram os números de contágio e mortes escalarem rapidamente.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Um em cada 16 pacientes da Covid-19 desenvolve doença mental até três meses após a infecção, aponta estudo

Risco é duas vezes maior em pacientes que precisaram ser hospitalizados.

covid-5288310_1280

Um em cada 16 pacientes com Covid-19 que nunca teve uma doença mental será diagnosticado com algum transtorno desse tipo dentro de três meses após a infecção. O risco é duas vezes maior para os que precisaram ser hospitalizados.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Coronavírus: confinamento é ‘o maior experimento psicológico da história’, diz especialista em trauma

Estima-se que pelo menos 2,6 bilhões de pessoas foram colocadas sob alguma forma de quarentena em março. Isso representa um terço da população mundial.

analysis-2030261_1280

Em meados de junho, a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, já havia contaminado mais de 9 milhões de pessoas e matado pelo menos 470 mil.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Como a solidão afeta a saúde no fim da vida

Pesquisa mostra que quem se sente só tem mais chances de precisar de cuidados intensivos

sunset-3156176_1280

O afastamento social durante a pandemia do novo coronavírus tem afetado todas as faixas etárias e seus efeitos ainda vão merecer muitas análises. A longo prazo, as consequências da solidão e do isolamento marcam negativamente os indivíduos, como mostra estudo feito com norte-americanos acima dos 50 anos que morreram entre 2004 e 2014.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Estresse e tristeza podem literalmente partir seu coração

– A perda de um cônjuge. A perda de um animal de estimação.

heart-3538291_1280

Pesquisadores confirmaram nos últimos anos o que as pessoas suspeitam há muito tempo: o estresse extremo pode literalmente quebrar seu coração . E, à medida que aprendem mais sobre a condição relativamente rara, descobrem que isso não é causado apenas pela perda de um ente querido. Tratamentos médicos, perda de emprego e outros estressores importantes da vida têm sido associados à condição.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Brasil é o país mais ansioso do mundo, segundo a OMS

Cerca de 18,6 milhões de brasileiros têm transtornos relacionados à ansiedade; especialistas alertam sobre remédios usados sem necessidade

match-3567769_1280

O Brasil sofre uma epidemia de ansiedade. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o país tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) convivem com o transtorno. O tabu em relação ao uso de medicamentos, entretanto, ainda permanece.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Estresse de humanos contagia os cães, afirma estudo

A personalidade do dono afeta as concentrações do hormônio cortisol no seu cachorro. Agora, cientistas querem estudar como funciona esse mecanismo e se efeito ocorre também com outros tipos de animais de estimação. pug-1209129_640 (1)

Pense no seu cãozinho de estimação quando estiver se sentindo estressado. Não que ele vá necessariamente aliviar sua rotina, mas porque ele pode estar sofrendo tanto quanto você.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading