Como a solidão afeta a saúde no fim da vida

Pesquisa mostra que quem se sente só tem mais chances de precisar de cuidados intensivos

sunset-3156176_1280

O afastamento social durante a pandemia do novo coronavírus tem afetado todas as faixas etárias e seus efeitos ainda vão merecer muitas análises. A longo prazo, as consequências da solidão e do isolamento marcam negativamente os indivíduos, como mostra estudo feito com norte-americanos acima dos 50 anos que morreram entre 2004 e 2014.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Estresse e tristeza podem literalmente partir seu coração

– A perda de um cônjuge. A perda de um animal de estimação.

heart-3538291_1280

Pesquisadores confirmaram nos últimos anos o que as pessoas suspeitam há muito tempo: o estresse extremo pode literalmente quebrar seu coração . E, à medida que aprendem mais sobre a condição relativamente rara, descobrem que isso não é causado apenas pela perda de um ente querido. Tratamentos médicos, perda de emprego e outros estressores importantes da vida têm sido associados à condição.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Brasil é o país mais ansioso do mundo, segundo a OMS

Cerca de 18,6 milhões de brasileiros têm transtornos relacionados à ansiedade; especialistas alertam sobre remédios usados sem necessidade

match-3567769_1280

O Brasil sofre uma epidemia de ansiedade. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o país tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) convivem com o transtorno. O tabu em relação ao uso de medicamentos, entretanto, ainda permanece.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Estresse de humanos contagia os cães, afirma estudo

A personalidade do dono afeta as concentrações do hormônio cortisol no seu cachorro. Agora, cientistas querem estudar como funciona esse mecanismo e se efeito ocorre também com outros tipos de animais de estimação. pug-1209129_640 (1)

Pense no seu cãozinho de estimação quando estiver se sentindo estressado. Não que ele vá necessariamente aliviar sua rotina, mas porque ele pode estar sofrendo tanto quanto você.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Estudo vai investigar sofrimento mental de estudantes universitários

Trabalho vai considerar efeitos das mudanças sociais contemporâneas entre os alunos no Brasil e no mundo

Projeto busca possíveis respostas ao sofrimento e adoecimento mentais dos estudantes de ensino superior, por meio de pesquisa institucional, revisão bibliográfica e de espaços de formação e debate, agregando pesquisadores e a sociedade ao diálogo e aos resultados

Projeto busca possíveis respostas ao sofrimento e adoecimento mentais dos estudantes de ensino superior, por meio de pesquisa institucional, revisão bibliográfica e de espaços de formação e debate, agregando pesquisadores e a sociedade ao diálogo e aos resultados

Na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, uma pesquisa de pós-doutorado em andamento discute o sofrimento mental entre estudantes de graduação e pós-graduação, considerando as mudanças sociais contemporâneas pelas quais passam o Brasil e o mundo. O estudo Mudanças Sociais, Individualização e o Sofrimento Psíquico entre Estudantes Universitários é de autoria de Thiago Marques Leão, doutor em Saúde Pública, sob supervisão da professora Aurea Maria Zöllner Ianni, do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

É frescura

Se eu fizesse uma relação das frases que alguém com Burnout mais detesta ouvir, com certeza a primeira da lista é a que dá título a esse post.

boy-509488_1280

Vivemos em uma sociedade acostumada a não dar valor para doenças emocionais ou psicológicas, porque elas são invisíveis. Como eu gosto de dizer, Burnout é diferente de uma perna quebrada, que todos vêem. Burnout é silencioso, sorrateiro e te pega na curva. E NIN-GUÉM vê.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

A psicoterapia é “O” tratamento biológico

harmony-1229893_1280
A neurociência surpreendentemente nos ensina que a psicoterapia não é apenas puramente biológica, mas é o único tratamento biológico real. Ele aborda o cérebro na maneira como ele realmente se desenvolve, amadurece e opera. Segue os princípios da adaptação evolutiva. É consonante com a genética. E cura especificamente as adaptações problemáticas do cérebro precisamente nas formas que elas evoluíram em primeiro lugar. A psicoterapia desativa os mapeamentos do cérebro mal-adaptativos e promove caminhos novos e construtivos. Deixe-me explicar.

A geração que perde amigos, perde saúde, mas não perde prazo

Pela primeira vez na vida atrasei um prazo. Aconteceu na semana passada. Tinha prometido, por iniciativa minha, que entregaria o livro ao meu editor português até sexta-feira, dia 17. Mas tudo saiu fora do previsto e me flagrei, na madrugada de quinta para sexta, dormindo em frente ao computador, como se algo razoável pudesse ser escrito naquelas condições.

locket-2569573_1280

Eu odiei perder o prazo. Fiquei com raiva de mim- e não da minha sobrecarga de trabalho-, culpei minha falta de organização- e não os imprevistos que aconteceram naquela semana. Mas vi que não havia alternativa. Cometi o sacrilégio de entregar na segunda feira, dia 20, algo que deveria ter sido entregue na sexta, 17. E a pior parte: o editor nem percebeu o atraso.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

5 dicas para um sono bom, longo e profundo

O Prêmio Nobel de Medicina deste ano foi concedido a três cientistas dos Estados Unidos que descobriram a existência dos ritmos circadianos, o relógio biológico que todas as células vivas têm.

kitten-2874486_1280

Como muitos especialistas, eles destacam a importância de um sono bom, longo e profundo para manter a boa saúde.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading