O que a alimentação tem a ver com saúde mental?

Quase 90% de um dos mais importantes moduladores naturais do humor (a serotonina) são produzidos no trato digestivo.

mediterranean-cuisine-gfee6b3301_1920

A resposta é TUDO. Eu me surpreendo de como estudos relacionados à nutrição mais e mais apresentam uma intersecção importante com a área de saúde mental, que é a que eu atuo. Não por acaso, já existe um novo campo da ciência que busca entender como os alimentos impactam a nossa saúde emocional e o nosso humor: a psiquiatria nutricional.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Crianças no celular: quanto tempo devem usar e 7 sinais de excesso

Quase 90% das crianças e dos adolescentes brasileiros estão conectados à internet. Desses, 95% usam o celular como principal dispositivo para acessar sites e aplicativos.

 

Esses dados, obtidos a partir de um levantamento de 2019 do Comitê Gestor da Internet no Brasil, endossam o fato de que o mundo online faz parte da realidade da maioria da população — e é praticamente impossível pensar que essa “dependência digital” vá diminuir nos próximos anos (ou nas gerações futuras).

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Burnout pode modificar e enfraquecer o cérebro, afirma especialista

O burnout pode afetar a capacidade de prestar atenção e reter memórias, dificultando o aprendizado e aumentando o risco de erros

light-bulb-g14619a9fb_1920

Nos últimos dois anos, trabalhadores foram submetidos a um elevado nível de estresse. Muitos foram obrigados a estenderem sua jornada de trabalho em casa para manter a produtividade que tinham presencialmente.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

“Fazer nada” é a melhor tendência para 2022

feet-gea0c3cce8_1280

Os holandeses têm um termo interessante que tem ganhado popularidade nos últimos tempos: niksen. A palavra define um conceito de estilo de vida que tem como base o “fazer nada”. E, em tempos de burnout e cansaço generalizado, fruto da pandemia de coronavírus, há de se concordar que fazer nada pode ser bem interessante.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Música para meditação: o que ouvir para meditar

Saiba como usar o poder da música para meditar e conquistar uma mente mais equilibrada

zen-ga2312d47a_1280

Usar música para meditar pode ser muito eficiente para quem está começando a jornada do autoconhecimento, pois é uma ferramenta que ajuda a reduzir o estresse e a preparar a mente para a concentração.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

É hora de você se tornar amigo de sua ansiedade, afirma neurocientista

Sentimento pode ser ‘reenquadrado’ e especialista indica como fazer isso com dicas para o dia a dia

worry-doll-gb21136398_1280

ansiedade está na vanguarda dos assuntos nas redes sociais, e-mails e videoconferências. Ouvir as pessoas dizerem “Minha ansiedade foi desencadeada por…” ou “Acordei me sentindo ansioso” é a norma, e não a exceção.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Gestores dão dicas de como aproveitar as novas possibilidades do anywhere office

Com as equipes trabalhando remotamente, o RH teve que adaptar seu modo de gestão, principalmente na hora da contratação

man-g8696abdb5_1280

Com o isolamento social, modelos como anywhere office, teletrabalho ou home office ganharam adeptos no mundo inteiro e mostram que o pós-pandemia será repleto de possibilidades. Com as equipes trabalhando remotamente, o RH teve que adaptar seu modo de gestão, principalmente na hora da contratação. Entre vantagens e desvantagens no modo de recrutamento, as empresas estão mais abertas a mudanças e adequações.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Novo estudo revela como a perda de sono afeta o bem-estar físico e mental

clock-316604_1280

Basta três noites consecutivas de perda de sono para causar uma grande deterioração do seu bem-estar mental e físico. Um novo estudo publicado na revista Annals of Behavioral Medicine analisou as consequências de dormir menos de seis horas por oito noites consecutivas – a duração mínima do sono que os especialistas dizem ser necessária para manter a saúde ideal em adultos comuns.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Simone Biles: por que desistir às vezes pode fazer bem à saúde, segundo especialistas

'É um ato de coragem muito grande expor a dificuldade, a fraqueza ao público', diz psiquiatra Lívia Castelo Branco. FOTO: REUTERS

‘É um ato de coragem muito grande expor a dificuldade, a fraqueza ao público’, diz psiquiatra Lívia Castelo Branco. FOTO: REUTERS

“Não somos apenas atletas. Somos pessoas, afinal de contas, e às vezes é preciso dar um passo atrás”, disse a norte-americana Simone Biles na terça-feira (27/7) ao deixar a arena da Olimpíada de Tóquio, depois de desistir da final por equipes da ginástica artística.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading

Como o humor mexe com a nossa saúde e as nossas dores

cold-1284030_1280

Com certeza você já ouviu o ditado “rir é o melhor remédio”. Mas será que ele tem algum fundamento científico? Uma função importante do humor é facilitar as relações sociais, sendo o primeiro passo para a aproximação das pessoas e o estabelecimento da confiança entre elas e dentro de um grupo.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Continue reading