Desconforto Emocional em Períodos de Isolamento

coronavirus-4937226_1280

Como seres humanos, nos reconhecemos como pessoa e nos organizamos em sociedade por meio da interação social. Portanto, durante períodos de isolamento, o mal estar psicológico pode se instalar, fragilizando nossa capacidade de adaptação e reação ao estresse do confinamento, produzindo respostas fisiológicas e emocionais que podem impactar nosso sistema imunológico e a condição de equilíbrio mental para enfrentamento de situações adversas.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Esse breve material visa contribuir com sugestões que possam minimizar os efeitos da nova rotina que se estabelece mundialmente no contexto da pandemia do novo corona vírus.

EVITE Excesso de Informações Desnecessárias

Informação em excesso pode gerar ANSIEDADE!

Procure assistir noticiários apenas uma vez ao dia. Geralmente a edição da manhã é capaz consolidar tudo o que precisamos saber para ficarmos atualizados. Não caia na armadilha da hiperinformação e no excesso angustiante de informações falsas ou exageradas. Essas ações podem te levar a um estado mental de constante alerta, prejudicando o relaxamento e capacidade de discernimento.

Lembre-se: Você tem condições de filtrar conteúdos e impor limites quanto a sua exposição a informações que alterem seu estado de humor.

EVITE Pensamentos Vitimistas

A vitimização distorce a REALIDADE!

Estar isolado não é uma punição e sim uma preservação e contribuição para o bem comum. Permanecer em casa por alguns dias é necessário, mas não é uma condição definitiva. Em breve, tudo voltará ao normal.

Lembre-se: Você tem condições de ressignificar o momento atual e dar a sua contribuição

EVITE Solidão como percepção de Abandono

Sentir a solidão do isolamento devido a pandemia é um FATO!

A solitude é um estado desejável de privacidade que permite a reflexão e a subjetivação pessoal, mas a solidão pode produzir tristeza em excesso e potencializar traços depressivos inerentes a cada pessoa. Utilize toda tecnologia disponível para manter-se conectado com a vida e com pessoas que você estima. Una-se aos seus familiares e amigos, promovendo boas conversas por meio de videochamadas, telefonemas ou mensagens.

Lembre-se: Você tem condições de se fazer presente ainda que fisicamente longe ou apartado de seu grupo social.

EVITE Pessimismo como padrão pensamento

O pessimismo impede a percepção de NOVOS CENÁRIOS

Quando estamos amargurados, nosso mundo interior fica embrutecido e nossas reações e comportamentos podem se revelar de forma destrutiva, ferindo aqueles que estão à nossa volta e nos impedindo de enxergar soluções.

Lembre-se: Você tem condições de pensar diferente a fim de aliviar as dores produzidas pelo momento atual. Permita-se.

EVITE Não fazer nada

A inatividade pode produzir DESÂNIMO!

Se o ócio não for criativo, pode conduzir a um estado de letargia existencial. Encontre nas atividades manuais e nas atividades físicas que possam ser executadas em casa um meio para aliviar desconfortos e para preencher o tempo.

Lembre-se: Você pode mater-se ativo e produtivo, mesmo estando em casa. Mova-se e alivie a tensão do isolamento.

EVITE Uma agenda sem compromissos

Estabelecer uma rotina diária ajuda realização de PROPÓSITOS!

Para muitas pessoas, trabalhar em regime de home office, pode ser uma experiência nova e eventualmente não prazerosa. Essa nova realidade, ainda que temporária, pode desorganizar a rotina diária e produzir algum tipo de insegurança ou angústia. Organize seu tempo, incluindo períodos voltados a sua atividade profissional. Respeite intervalos como o almoço, pausas para o café e término de expediente. Não abra mão do tempo livre! Leia, interaja com outras pessoas e descanse!

Lembre-se: Gerencie sua agenda, considerando o momento atual sem perder de vista seus propósitos mais elevados.

EVITE Viver numa perspectiva meramente Individualista

Considere as regras para um bom convívio COLETIVO!

Possivelmente dividimos nosso espaço de confinamento com outras pessoas no núcleo familiar. Sua individualidade é importante, mas dimensão coletiva não pode ser ignorada. É importante que todos tomem consciência das dificuldades atuais, exercitando empatia, firmando acordos e regras de convívio, e buscando um elevado espírito de colaboração e apoio mútuo, a fim de tornar a vida agradável durante esse período.

Lembre-se: Você tem condições dividir espaços, aceitar rotinas e propor acordo visando a coletividade e a unidade.

EVITE Iinvisibilzar as “minorias”

Considere a realidade da DIVERSIDADE!

Crianças, Idosos e portadores de deficiências, pacientes com baixa imunidade e doenças crônicas devem ser ouvidos e priorizados, pois tem perspectivas e necessidades peculiares. Conversar, escutar, compreender e estabelecer rotina solidiária inclusiva é importante para que as limitações impostas pela pandemia possam ser assimiladas e seguidas. Adapte as restrições diminindo a sensação de perda e impedimento.

Lembre-se: Você tem condições de explicitar os motivos das limitações e alterações de rotina, minimizando sentimentos negativos em relação ao novo contexto.

covid

 

 

covid2NÃO DESANIME!

Enfrentaremos esse tempo com consciência, inteligência e empatia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Informativo feito pelo psicanalista Marcos Wagner (11) 98911.5372 e pela psicóloga Karoline Paiva: (11) 95985.9295, que atendem em Consultório e Ambiente Virtual – Rua Cavour, 271 – sala 03 Vila Prudente São Paulo/SP - Foto da Capa: Conger Design para Pixabay

Comments are closed.