COMO DAR SUPORTE PARA UMA VÍTIMA DE RELACIONAMENTO ABUSIVO?

duas-pessoas-de-maos-dadas-com-amor-e-carinho-na-mesa-de-madeira

Um relacionamento abusivo pode ser uma situação complicada tanto para quem está passando por ele, quanto para quem está em volta da situação. Para quem é amigo (a) de uma vítima, a sensação de impotência pode trazer angústia e desespero. Mas afinal, o que fazer nessas situações?

LEIA A MATÉRIA COMPLETA

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), 3 em cada 5 mulheres no mundo sofrem com relacionamentos tóxicos. Os números, por sua vez, são alarmantes. Além disso, é difícil para a vítima reconhecer a condição. Logo, muitas vezes os abusadores podem ser protegidos e acobertados por suas atitudes.

Quem está de fora reconhece primeiro que a vítima

O perfil dos abusadores é diferente do que costumamos pensar. Eles são simpáticos em público, fazem juras de amor e demonstram ser o par perfeito. No entanto, entre quatro paredes o assunto é diferente.

Violência psicológica, física e verbal são os principais métodos utilizados para manter a vítima sob controle. Contudo, quem está ao redor com mais frequência e possui intimidade com o casal pode perceber os sinais de abuso.

Comentários inoportunos, grosserias e manipulação são sintomas de que algo pode estar acontecendo por trás da relação. Portanto, se você possui uma amizade que está passando pela situação, dê o suporte necessário, isto é, ofereça seu apoio e dê conselhos sábios.

O que dizer para alguém que está em uma relação tóxica?

Nosso primeiro impulso como alguém que se importa é falar imediatamente para a pessoa romper com a relação abusiva. Porém, é preciso entender que quem passa por essa condição, fica em uma posição extremamente frágil, sendo difícil reconhecer e tomar alguma atitude.

Além disso, é preciso tomar cuidado com os conselhos dados. Todos eles precisam levar em consideração que o abusador pode ser uma pessoa perigosa, sendo necessário prezar pela proteção da vítima em qualquer circunstância. Dessa forma, aqui estão algumas dicas importantes para lidar com a situação:

Reforce que a vítima não está só e preste apoio

Quando a pessoa reconhece que está em uma relação tóxica, seu mundo desaba. Aquilo que ela chamava de amor não é mais uma verdade. Logo, a vítima se sente sem ter pra onde ir, afinal, sua relação era seu tudo.

No entanto, reforçar que a pessoa não está só e lhe dar um abraço pode significar muito. Contudo, esteja presente, preste apoio emocional e se disponibilize para ter uma escuta ativa caso a vítima queira desabafar.

Indique um psicólogo

Sabemos que muitas coisas que falamos podem não ter o efeito esperado. Uma infinidade de elementos fazem parte da história da pessoa e não cabe a nós tentar consertá-los. Portanto, indicar um psicólogo é uma ótima opção para quem quer ajudar alguém que está em um relacionamento abusivo.

O psicólogo poderá ajudar a vítima a se curar da dependência emocional do parceiro e se desvincular da melhor forma, mantendo seu equilíbrio mental em busca do bem-estar. A prática da terapia destrincha questões emocionais e promove qualidade de vida para as situações e relações.

Fale sobre a possibilidade da denúncia

Ver alguém que amamos sendo humilhado e tratado com inferioridade nos traz o desejo de querer fazer justiça. Ainda, dependendo do tipo de abuso e da gravidade da situação, o melhor a se fazer é denunciar.

Para prestar queixas, é necessário realizar uma ocorrência indo na delegacia da mulher, ou ligando para o 180. Logo, fale sobre a importância da denúncia, mas respeite a decisão final da vítima.

Passe mais tempo com a pessoa e tente distraí-la

Mesmo que a pessoa não tenha forças para sair do relacionamento ainda, não deixe de estar do lado dela. É importante ter auxílio daqueles que amamos quando passamos por momentos de fragilidade. Logo, chame para sair, assista um filme e torne menos pesado o fardo que está sendo carregado pela outra pessoa.

Fonte: Cindy Guerson para Telavita - Foto: Jcomp para Freepik

Comments are closed.