Entenda o que é hygge e veja 5 jeitos de aderir ao estilo de vida

Conceito nórdico de conforto e bem-estar pode ser aplicado no dia a dia

home-1247150_1920

Preparar a casa para a chegada da nova estação, reunir os amigos em torno da mesa, ler um livro e tomar um chá contemplando o silêncio. Tudo o que pode trazer conforto e sensação de bem-estar tem um nome ainda sem tradução para o português: hygge. O estilo de vida surgido na escandinávia não é novidade, mas voltou à tona desde que a Noruega (seguida da Dinamarca e da Islândia) foi considerada o país mais feliz do mundo de acordo com o relatório anual da ONU (Organização das Nações Unidas). O Brasil ficou em 22º lugar no ranking, que leva em conta fatores econômicos, sociais e políticos.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Qual é o segredo da felicidade? Além da cordialidade e de políticas de bem-estar social empregadas nesses países, muita gente atribui o sucesso ao conceito de hygge (pronuncia-se “rîgue”, ou “hu-ga”), praticado de maneira orgânica pelos povos nórdicos. Durante o inverno, os dinamarqueses têm apenas quatro horas de sol por dia e as temperaturas médias giram em torno de 0º C, o que faz com que as pessoas passem mais tempo dentro de casa. Segundo a professora Susanne Nilsson, que ensina conceitos de hygge em Londres, isso significa que as formas de se divertir no lar passam a ser muito importantes.

“Passar um tempo curtindo um aconchego com amigos e família, tomando uma cerveja ou um café com bolo, pode ser bom para a alma”, exemplifica Helen Russell, autora do livro “The Year of Living Danishly: Uncovering the Secrets of the World’s Happiest Country” (O ano em que vivemos como dinamarqueses: Descobrindo os segredos do país mais feliz do mundo). O hygge também é tema de um blog (o Hello Hygge, criado por Kayleigh Tanner), de uma loja online de papés de parede e até de uma padaria em Los Angeles, especializada em pães típicos dinamarqueses.

Veja a seguir 5 maneiras de aderir ao estilo de vida hygge, independentemente do país em que você mora.

10 truques para ter uma sala mais quente no inverno (Foto: Reprodução)

1. Crie ambientes acolhedores

Preparar a casa para as estações mais frias é um jeito hygge de encarar a vida. Apostar em velas, mesmo durante o dia, é outra dica dos dinamarqueses para criar um refúgio. Já decorar a casa com flores é uma boa ideia para deixar o ambiente acolhedor no dia dos namorados que se aproxima.
Hygge (Foto: Ilana Bessler)

2. Abra a casa e receba os amigos

Muito além de decorar a casa para as festas, o cuidado com cada detalhe é importante na hora de abrir as portas para os convidados.Receita do verdadeiro pão italiano (Foto: Divulgação)

Apartamento Massimo Bottura (Foto: Divulgação)

3. Aproveite para cozinhar

Seja um simples bolo de chocolate para acompanhar uma xícara de chá, ou uma receita mais elaborada, investir em comfort food é um jeito prático e saboroso de aderir ao estilo de vida hygge. Também valem receitas como o bolo de coco molhadinho e o verdadeiro pão italiano.

​Ou, ainda, aproveite para adotar um modelo alimentar conhecido como plant based. Esse tipo de alimentação tem como base energética e nutritiva alimentos ricos em fibras e amidos. São o tipo confort food que amamos, mas geralmente considerados meros acompanhamentos nas principais refeições.

13 objetos vintage para aproveitar na decoração (Foto: Divulgação)

4. Cultive objetos de valor sentimental

Que uma peça assinada, original e de época, tem o poder de transformar tudo ao redor, nós já sabemos. Na filosofia hygge, a ideia é valorizar móveis de família para resgatar a sensação de acolhimento. Poucos hábitos são tão reconfortantes, por exemplo, quanto tomar um chá na antiga louça dos avós.10 lições de aproveitamento de espaço que aprendemos com os japoneses (Foto: Divulgação)

5. Arrume tempo para você

Tomar um banho relaxante e passar tempo sozinho lendo um livro pode ser incrivelmente reconfortante. Confira como decorar o banheiro com plantas, veja quatro maneiras de montar uma biblioteca em casa e aproveite o momento!

Fonte: Ligia Nogueira para Casa VogueFotos: Casa VogueFoto da Capa: Alexas para Pixabay

Comments are closed.