Você não é um robô: 6 boas razões para tirar um dia de folga e cuidar da sua saúde mental

Lembre-se de uma coisa: você não é um robô.

robot-916284_1280

Todo mundo fica exausto quando trabalha demais, e você não é exceção. Nesses momentos, um dia dedicado à saúde mental pode ser sua salvação.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Pesquisas revelam que os americanos raramente tiram folgas do trabalho. Mas afastar-se de seu cubículo de trabalho de vez em quando encerra inúmeros benefícios.

“É muito fácil ficar estressado no trabalho, e isso deixa você tão exasperado que não suporta mais ir ao escritório”, disse ao Huffington Post o psiquiatra Robert London, de Nova York. “Você não quer abandonar o emprego, só precisa de uma folga. Tirar um dia de folga para sua saúde mental vai lhe proporcionar essa chance.”

Veja a seguir algumas razões saudáveis para tirar um dia de folga que será dedicado a você mesmo.

 

1. Ajuda a combater o estresse.

Giacomo Zanni para Pixabay

Giacomo Zanni para Pixabay

Muitas horas diárias de trabalho, somadas a longas listas de tarefas a cumprir, deixam qualquer pessoa exausta. Pesquisas revelam que o trabalho é uma das maiores causas de estresse. A exaustão total no trabalho pode tornar-se um problema sério se não for encarada corretamente. É por isso que Robert London recomenda tirar um dia de folga quando você estiver se sentindo exausto ou mais sobrecarregado do que o normal.

“Se você sempre sente ansiedade ou nervosismo quando vai trabalhar, é sinal de que está precisando de um dia de folga para cuidar de sua saúde mental”, ele diz.

2. Você pode sair para passear e conhecer melhor seu próprio bairro.

Unsplash para Pixabay

Unsplash para Pixabay

Quando foi a última vez que você parou para apreciar a beleza do lugar onde mora? Com um dia de folga para cuidar da saúde mental, você terá tempo para isso. Poderá ir à feirinha de artesanato local ou passar alguns momentos no parque mais próximo (o que, de quebra, vai melhorar seu humor). Converta qualquer coisa que você fizer em uma aventura. Pesquisas revelam que as experiências que vivemos nos deixam mais felizes.

3. Quando voltar ao trabalho, você estará mais produtivo.

Michal Jarmoluk para Pixabay

Michal Jarmoluk para Pixabay

Folgas são como uma injeção de oxigênio no cérebro. São uma chance para a mentes e descontrair, ajudando a elevar a produtividade e criatividade no longo prazo. Em outras palavras: essencialmente, ao tirar um dia de folga você vai estar ajudando sua empresa.

4. Finalmente você vai poder cuidar de algumas coisas de sua lista de coisas a fazer.

Bohed para Pixabay

Bohed para Pixabay

Não a lista de tarefas sobre sua mesa de trabalho, mas sua lista de coisas pessoais a fazer. Você anda querendo arrumar a sala? Comer naquele restaurante novo da esquina, para ver como é? Agora é o momento para isso.

Dar-se uma chance de curtir alguns prazeres pessoais lhe permitirá voltar à mesa de trabalho em um estado de ânimo mais positivo. “Às vezes você só precisa daquela segunda, quarta ou sexta-feira livre para relaxar”, diz London.

5. Você poderá colocar o sono em dia.

Shingo Nono para Pixabay

Shingo Nono para Pixabay

Não há dúvida alguma: dormir bem melhora nossa performance. Uma maneira de recuperar o sono atrasado é tirar um dia de folga.

Especialistas concordam que um dia de trabalho ideal começaria às 10h, para que as pessoas pudessem dormir o suficiente e alcançar sua produtividade máxima. Mas, como isso não deve acontecer no futuro próximo, um dia de folga para cuidar da saúde mental pode ajudar a aliviar um pouco do cansaço acumulado. Tire um tempinho para descansar – tirar sonecas ajuda! – e volte ao trabalho bem desperto, preparado para dar conta de suas tarefas.

6. Quando seu dia de folga terminar, você estará descansado e com novo pique.

Foundry para Pixabay

Foundry para Pixabay

Em última análise, um dia de folga para cuidar da saúde mental permite que você se desligue temporariamente de sua caixa de entrada de mensagens e mude seu foco de atenção. E isso pode convertê-lo num funcionário mais saudável e feliz. “

É claro que dias de folga para cuidar da saúde mental não representam uma cura para tudo”, explica London.

“Mas oferecem um descanso agradável, uma oportunidade para você recarregar suas baterias.”

Parece uma ótima pedida. Vejo você quando você voltar.

Fonte: HufflePost Brasil - Foto da capa: Ergoneon

Comments are closed.