Dormir pouco pode causar doenças mentais

Quem tem dificuldade para pegar no sono sabe que os efeitos de uma noite mal dormida não acabam quando o dia começa. alarm-clock-590383_1920

Olheiras, fadiga, olhos secos, dificuldade de se concentrar e irritação são algumas das respostas do corpo à privação de sono. A qualidade do sono impacta diretamente nossa saúde física e mental. A insônia, inclusive, é um sintoma comum em pacientes que sofrem de ansiedade, depressão, esquizofrenia, bipolaridade e distúrbios de atenção.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

A psicóloga Jo Abbott, da Universidade Tecnológica de Swinburne, na Austrália, defende que a insônia e doenças mentais estão bastante interligadas – elas se retroalimentam. Segundo ela, cerca de 50% dos adultos com insônia têm problemas mentais e 90% das pessoas com depressão sofrem para dormir. O pior dessa relação insônia versus depressão é que quem não dorme bem responde pior ao tratamento da depressão e está mais propenso a ter picos de tristeza. Dormir pouco pode “ferrar” seu cérebro O professor Peter Franzen, da Universidade de Medicina de Pittsburgh, nos Estados Unidos, concorda com Abbott sobre a correlação entre insônia e doenças mentais. Em seu estudo sobre como a insônia pode causar disfunções no circuito cerebral responsável pelas emoções, ele explica que o sono e os sentimentos são o produto de interações entre várias regiões comuns do cérebro, hormônios e neurotransmissores. Então, anormalidades em alguns deles causam impactos nos outros. Inclusive, há evidências de que doenças mentais podem surgir de problemas dentro de circuitos cerebrais sobrepostos por circuitos que regulam nosso relógio biológico e o sono. A culpa da sua tristeza são as poucas horas de sono Pense nas principais reações de uma criança cansada: choro, birra e manha. Com você, acontece o mesmo, a diferença é que não pega bem se você se atirar no chão. Um outro estudo conduzido pelo professor Franzen com pupilografia (a pupila é um bom indicador para perceber se o cérebro está ou não processando informações afetivas e cognitivas) comprovou que a privação de sono altera nossas reações emocionais. Adultos saudáveis foram expostos a imagens positivas, negativas e neutras. Metade deles tinha dormido bem, a outra metade não havia pregado o olho a noite toda – as pupilas desse último grupo ficaram muito maiores ao olhar imagens negativas do que quando viram os outros tipos de imagens. Ou seja, quando dormimos pouco exageramos nas nossas reações frente a situações negativas. Além de mais mal-humorados, a falta de sono pode nos deixa mais vulneráveis a ter doenças psiquiátricas desencadeadas por distúrbios do sono.

 

6 alimentos proibidos para uma noite de sono revigorante

 

O sono dos justos

Uma noite mal dormida pode causar muito mais que olheiras e um rosto abatido. Afinal, a sonolência atrapalha a produtividade de qualquer um, seja no trabalho ou nos estudos.

Dentre as diversas dicas para se dormir bem, tomar cuidado com a alimentação é uma maneira fácil e segura de ganhar horas de descanso de qualidade.

Para Ana Gonçalves, a nutricionista e coordenadora dos cursos de Nutrição e Gastronomia do Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR), o ideal à noite é repor as energias com nutrientes essenciais e de fácil digestão.

“Durante o sono, o metabolismo é mais lento. Por isso, a recomendação é comer, pelo menos, duas horas antes de ir para cama”, diz Gonçalves em entrevista a EXAME.com. Ela explica que, após esse período, o processo digestivo estará completo e desconfortos como sono agitado e pesadelos terão sido evitados.

No entanto, segundo a nutricionista, há alimentos que podem ser considerados inimigos de um sono tranquilo. Descubra quais são eles navegando pelos slides acima.

Leite

milk-1023701_1280

Um leite quente antes de dormir pode até acalmar os nervos, pois possui triptofano, um aminoácido usado pelo organismo para produzir serotonina, substância que dá sensação de bem-estar.

O problema é que a presença de gordura e de lactose pode causar refluxo e queimação no estômago durante a noite.

Ana Gonçalves diz que chás de erva-doce e camomila cumprem melhor a função de baixar a tensão e até ajudam o sistema digestivo.

Carne Vermelha

meat-415586_1280

As proteínas e fibras presentes na carne vermelha demoram para ser digeridas, portanto seu consumo não é indicado antes de dormir.

Ana Golçalves explica que, como o corpo gasta muita energia para assimilar todos os nutrientes deste tipo de alimento, não descansa como deveria.

Aves e peixes, por contarem com menos tecido conjuntivo, são mais interessantes para o período da noite.

 

Frituras

french-fries-923687_1280

Alimentos fritos e empanados têm alto teor de gordura e digestão lenta. Além de causar desconforto gástrico, eles dificultam o sono, causando pesadelos e até mesmo apneia (dificuldade de respiração).

 

Chocolate

cupcakes-1081963_1280

Chocolates têm substâncias que funcionam como estimulantes, como cafeína e teobromina. Além disso, chocolates ao leite ainda têm muitagordura e açúcar, o que dificulta a digestão.

Se a vontade estiver incontrolável, a nutricionista lembra que a moderação é fundamental. Um quadradinho de chocolate meio amargo, por exemplo, não faz mal a ninguém.

 

Bebidas alcoólicas

cocktail-594173_1280

Há quem diga que beber algo alcoólico ajuda a pegar no sono. De acordo com a nutricionista do IBMR, no entanto, as bebidas são estimulantes do sistema nervosos, causando exatamente o efeito contrário.

 

Pimenta

chili-499062_1280

Além de causar queimação estomacal, a pimenta contém uma substância chamada capsaicina, que tem ação termogênica e estimula o sistema nervoso.

Mesmo sem a presença da famosa cafeína, o alimento pode lhe deixar mais tempo sem dormir do que o desejado.

 

Fonte: Por Pâmela Carbonari para Exame. Fotos: Pixabay.

Comments are closed.