6 maneiras de evitar a estafa no trabalho

after-an-exhausted-day-of-work-in-the-office-2-1391119-1920x1280

Você anda desinteressado em seu trabalho? Já começa o expediente exausto? Sua produtividade está lá embaixo? Atenção: esses são sinais de que você pode estar perto da estafa.

Também conhecida como fadiga, a estafa é um estado de esgotamento físico e mental causado pela sobrecarga de demanda sobre um indivíduo.

CONTINUE LENDO MATÉRIA

Em outras palavras, um organismo nesse estado já não dá mais conta de realizar tarefas que antes conseguia executar normalmente.

“É um desgaste físico e comportamental que traz dores, desânimo e estresse”, aponta Marcelo Dratcu, especialista em clínica médica e medicina preventiva.

O que fazer?
Se reduzir a quantidade de trabalho estiver fora de cogitação, o jeito é aprender a driblar esse mal.

“É preciso reavaliar o seu estilo de vida”, diz Ana Maria Rossi, presidente da Isma (International Stress Management Association). “Tomar remédios, simplesmente, não vai resolver os problemas de ninguém”.

Fazer exercícios e dormir bem são antídotos “clássicos” para o problema. Porém, cultivar certos hábitos no próprio ambiente de trabalho também pode ajudar – e muito. Veja a seguir 6 deles:

1. Respeite os horários de refeição durante o expediente
Pausar o trabalho intelectual e físico para se alimentar é bom não apenas para seu sistema digestivo, mas para a sua produtividade.

“Se a sua empresa oferecer serviços como salas de repouso e ginástica laboral, também é importante usufruir deles”, destaca Dratcu.

Também é importante ficar de olho na nutrição para evitar problemas de obesidade e hipertensão. “Nosso paladar muda quando estamos ansiosos e não percebemos quando estamos comendo mais e pior”, afirma Ana Maria.

2. Mantenha bons relacionamentos no escritório
Conservar um bom relacionamento com chefes e colegas é fundamental para recuperar o prazer pelo que você faz.

Ter uma boa relação com a equipe também traz conforto psicológico e ajuda a espantar as preocupações. “Essa segurança nos ajuda caso estejamos nos sentindo ameaçados”, explica Ana Maria.

3. Procure estar alinhado com a cultura da empresa
Trabalho não é lazer: ele inclui atividades de que gostamos e de que não gostamos. Ainda assim, é preciso garantir que os valores do seu empregador não destoem demais dos seus.

“Estar alinhado com a cultura da empresa e trabalhar nos setores que tem mais satisfação nos ajuda a lidar com uma grande quantidade de trabalho”, aponta Dratcu.

4. Faça pausas e evite movimentos repetitivos
Além do almoço, é importante fazer pausas durante o expediente. Grande parte da estafa está associada à repetição de movimentos mecânicos e à ausência de interrupções.

Não se preocupe com a perda de tempo. Um pequeno respiro de vez em quando vai acelerar seu ritmo de produção.

5. Respire e mantenha uma boa postura
Muitas vezes nosso cansaço não vem apenas do esforço intelectual, mas também da nossa própria postura e da maneira como estamos respirando.

“Se paramos conscientemente para usar o abdômen e o diafragma da maneira certa, respiramos melhor e nos acalmamos”, afirma Ana Maria.

De acordo com Dratcu, o seu corpo também agradece se você mantiver a postura ereta e evitar ficar sempre na mesma posição.

6. Não pare de estudar e se mantenha atualizado
Uma das grandes causas da estafa é a tensão causada pelo medo de perder o emprego. “Quando a pessoa está insegura quanto a seu trabalho, ela fica mais tensa”, diz Ana Maria.

Segundo ela, uma maneira de lidar com esse temor é seguir sempre aperfeiçoando suas competências, seja com especializações, seja com cursos de idioma. “Aprender nos deixa mais seguros e produtivos”.

A especialista acrescenta que é importante manter o currículo atualizado e cultivar contatos em outras empresas. “É a melhor maneira de se preparar para uma eventual demissão”.

Fonte: Exame  Foto: Mario Alberto Magallanes Trejo

Comments are closed.