Saúde.

Há algum tempo, saúde era o estado de não-doença do indivíduo. Mas esse sentido foi ampliado e hoje entendemos que saúde é o estado combinado de bem estar físico, econômico, psíquico e social.

A saúde é influenciada pela nossa genética e pelo nosso organismo, fatores que podem ter relevância até sobre nosso humor e personalidade.

Mas antes de tudo, saúde tem ligação direta com a qualidade de vida das pessoas.

Um dos fatores mais relevantes nesse aspecto é o ambiente onde moramos, trabalhamos, estudamos, nos divertimos, etc. Se nosso habitat natural é saudável, limpo, se nossa alimentação é equilibrada e os alimentos são bem higienizados, praticamos atividades físicas com regularidade, e descansamos o suficiente, temos grandes chances de reduzir o adoecimento e de lidarmos melhor quando ele acontecer.

Atividades físicas reduzem drasticamente as probabilidades de desenvolvermos doenças crônicas, cardíacas, diabetes e pressão arterial alta. Elas ajudam a manter articulações e músculos saudáveis, controlar o peso, reduzir sintomas da depressão e promover o bem estar psicológico, entre tantos outros benefícios. Porém, para colher esses frutos, é preciso regularidade na prática. Exercícios, esportes ou danças devem ser praticados por ao menos uma hora e três vezes durante a semana.

Uma pesquisa da Universidade de Washington aponta que pessoas que se exercitam três ou quatro vezes por semana, apresentam um risco 40% menor de desenvolver Mal de Alzheimer.

Outro estudo, dessa vez da Universidade da Carolina do Norte, aponta que a mesma prática física reduz em 6% o risco de mulheres desenvolverem câncer de mama e entre as praticantes mais ativas, que praticam de dez a dezenove horas de atividades físicas por semana, esse número é reduzido em 30%.

A alimentação é outro fator muito determinante. O consumo excessivo de carne vermelha aumenta drasticamente a probabilidade de câncer no sistema digestivo e, de acordo com a Universidade de Leeds, na Grã Bretanha, aumenta as chances de câncer de mama em mulheres na menopausa. Na contra partida, o consumo regular de alimentos orgânicos, verduras, frutas, legumes, sementes e castanhas, têm impacto direto na prevenção de câncer e do envelhecimento precoce.

Mas há ainda um fator ligado ao ambiente em que vivemos que abrange bem estar social, psíquico, econômico e social e que muitas vezes ignoramos: a qualidade de vida em casa, no lazer, na escola e no trabalho e suas implicações.

Entre os fatores implicativos que anulam a qualidade de vida no trabalho, temos o estresse, que será o assunto do nosso próximo artigo.

texto por Felipe Gonçalvez, consultoria de doutora Deborah Duwe Pastor.

Comments are closed.