Máscaras N95, PFF2, KN95 – Porque e como usar, onde encontrar e quais as diferenças?

Estamos no pior estágio da pandemia: com colapso dos hospitais e número de casos e mortes ainda em ascensão (beirando os 4 mil brasileiros mortos por dia)

mascara

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É vital nos cuidarmos e instruirmos ao máximo quem está ao nosso redor.

Então, se você puder, fique em casa.

Entre os lugares que mais se transmite Covid-19, temos: transportes coletivos, supermercados, farmácias, hospitais e elevadores.

  • Se possível, tente evitar o transporte coletivo. Se você não tiver carro ou moto, tente montar uma rede de colegas de trabalho para fazer um grupo de caronas. Ou se possível, use bicicleta
  • Se possível, faça as compras de forma remota. A maioria dos supermercados e farmácias de bairro está fazendo algum tipo de venda via Whatsapp ou por aplicativos (iFood, Rappi, e os próprios aplicativos das redes de supermercados). Instrua os mais velhos em como usar esses aplicativos! Se não tiver jeito e precisar ir pessoalmente, procure ir em horários menos movimentados. E de preferência apenas uma pessoa da casa.
  • Qualquer tratamento ou exame que não for urgente, deve ser adiado. Alguns tipos de atendimento estão sendo feitos de forma remota, consultas com dermatologistas e psiquiatras, por exemplo. Pesquise sobre seu caso antes de ir no hospital.
  • não divida elevadores. Espere o próximo vazio ou vá de escadas.

Se mesmo assim você precisa trabalhar na rua ou com público, preste atenção extra no distanciamento, na higienização das suas mãos e braços, e principalmente nas máscaras.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde indicaram os modelos com melhor filtragem e ajuste no rosto, que são muito mais eficazes que as máscaras de pano tradicionais:

N95, PFF2, KN95

Em essência, são máscaras feitas com o mesmo propósito: uma melhor filtragem, por possuírem melhor ajuste no rosto e múltiplas camadas. O nome de registro indica também seu país de origem

A N95 é feita nos EUA

A PFF2 (Peça Facial Filtrante de nível 2) no Brasil

A KN95 na China

Se possível, escolha as duas primeiras que são iguais. E as versões sem válvulas.

Tanto na N95 quanto na PFF2 os elásticos ficam presos na nuca, o que garante uma vedação melhor e maior conforto (elas não “escapam” das orelhas). Já a KN95, tem elásticos que prendem atrás da orelha, e alguns casos de máscaras falsificadas ou irregulares.

Separamos uma tabela de marcas e modelos de máscaras KN95 reprovadas pela ANVISA. Você pode conferir aqui.

Colocando e tirando a máscara

Panfleto PFF2 (novo)

Você não deve NUNCA lavar, borrifar álcool ou outro produto nela.

Siga os procedimentos da imagem, e deixe a máscara “descansando” por pelo menos três dias antes de usá-la novamente. O ideal é que cada um possua ao menos uma máscara por dia da semana que precise usar. Elas costumam durar de 10 a 15 usos, antes de começar a rasgar ou desgastar.

Em São Paulo elas costumam custar entre 3 e 10 reais, e são encontradas em lojas de materiais de construção.

O site PFF Para Todos, tem uma lista de lojas que vendem a máscara por preços acessíveis. Você encontra a lista aqui.

Essa segunda nova crescente veio depois das festas de fim de ano. Não vamos repetir o mesmo erro na Páscoa.

As próximas semanas serão as mais duras da pandemia.

Os hospitais estão cheios e pessoas estão morrendo na fila de um leito de UTI no Brasil inteiro. Se proteja e fique em casa.

Por Felipe Gonçalvez para este blog

Referências externas:

Imprensa Nacional e ANVISA (lista das marcas e modelos reprovados)

Qual Máscara no Twitter (panfleto do uso correto das máscaras)

Comments are closed.