Diagnóstico psiquiátrico aumenta risco de morte por covid-19, mostra estudo

A presença de diagnóstico psiquiátrico em pacientes internados por covid-19 foi associada a risco significativamente maior de morte, mostra uma nova pesquisa.

disposal-5021447_1280

Os pesquisadores descobriram que os pacientes que foram hospitalizados por covid-19 e tinham história de diagnóstico de transtorno mental apresentaram risco 1,5 vezes maior de morte por causas associadas à covid-19 em comparação com os pacientes com covid-19 que nunca receberam diagnóstico psiquiátrico.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

“Preste atenção e, potencialmente, aborde/trate o diagnóstico psiquiátrico prévio caso um paciente psiquiátrico seja hospitalizado por covid-19, pois este fator de risco pode impactar o desfecho do paciente – morte – durante a internação hospitalar”, disse ao Medscape, a líder do estudo, Dra. Luming Li, médica, professora assistente de psiquiatria e diretora médica associada de melhoria de qualidade do Yale New Haven Psychiatric Hospital, nos Estados Unidos.

O estudo foi publicado em 30 de setembro no periódico JAMA Network Open.

Impacto negativo

“Estávamos interessados em aprender mais sobre o impacto dos diagnósticos psiquiátricos na mortalidade por covid-19, visto que grandes estudos de coorte anteriores incluíram pacientes com doenças neurológicas e outros quadros clínicos, mas não avaliaram os diagnósticos psiquiátricos prévios”, disse a Dra. Luming.

“Sabemos pela literatura que a existência de diagnósticos psiquiátricos anteriores pode ter um impacto negativo nos desfechos de outras doenças e, portanto, testamos nossa hipótese em uma coorte de pacientes internados por covid-19″, acrescentou ela.

Para este estudo, os pesquisadores analisaram dados de 1.685 pacientes hospitalizados com covid-19 entre 15 de fevereiro e 25 de abril de 2020, e cujos casos foram acompanhados até 27 de maio de 2020. Os pacientes foram atendidos no Yale New Haven Health System (média de idade [DP] de 65,2 [18,4] anos; 52,6% eram homens).

A mediana de acompanhamento foi de oito dias (intervalo interquartil de 4 a 16 dias).

Desses pacientes, 28% haviam recebido diagnóstico psiquiátrico antes da internação. Os pacientes com transtornos psiquiátricos eram significativamente mais velhos e tinham mais chances de serem mulheres, brancos, não hispânicos e terem comorbidades (p. ex.: câncer, doença cerebrovascular, insuficiência cardíaca congestiva, diabetes, doença renal, doença hepática, infarto do miocárdio e/ou HIV).

Os diagnósticos psiquiátricos foram definidos de acordo com os códigos da CID, que incluem saúde mental e comportamental, doença de Alzheimer e automutilação.

Fonte: Batya Swift Yasgur para Medscape - Foto: Nutze meine Bilder respektvoll para Pixabay

Comments are closed.