Exercícios em casa: canais e apps para manter a saúde física e mental na quarentena

Com o surto do novo coronavírusCOVID-19, a recomendação é que as pessoas circulem na rua o mínimo possível, além de manterem a higiene das mãos e evitarem tocar o rosto. Em uma situação de quarentena, seja ela para o cuidado em não transmitir o vírus, seja para não se contagiar, muitas pessoas estão ficando em casa. Mas como já sabemos que o Brasil, ainda que país do futebol, é um dos mais sedentários do mundo, ficar fechado em casa pode agravar esse quadro.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Com todas as medidas para prevenir a disseminação rápida do vírus, uma boa alimentação e o cuidado com o corpo podem ajudar na resistência e na imunidade. Assim, fizemos uma seleção de aplicativos e canais com aulas que vão da yoga ao pilates, passando por exercícios aeróbicos, dança, meditação e musculação.

 

É importante respeitar os limites do seu corpo e não dar uma de crossfit, se forçando até o limite do impossível. Se numa academia ou box você tem alguém olhando sua postura, em casa a coisa é com você. Então respeite seu corpo para não se machucar. Deu fadiga e já não está fazendo o movimento como era para ser feito? PARE. Essas são dicas para manter o corpo ativo e não para mandar mais uma pessoa para o já sobrecarregado sistema de saúde, ok bininas?

Vamos nessa:

  • Yoga e Meditação

Zen
O Zen é o app para lhe acompanhar na jornada do autoconhecimento e transformação. Ele oferece caminhos diversos com culturas e práticas que promovem transformação e inspiração para pessoas que buscam evoluir um pouco a cada dia. Ele trabalha ainda a autoconfiança necessária para colocar em prática planos e metas para a sua saúde física e emocional. Ali você encontra programas, exercícios, jornadas e cursos em formato de áudio, texto e vídeo que se encaixam em sua rotina diária.
Google Play e iOS

 

Headspace
Aprenda habilidades que transformam vidas meditando apenas alguns minutos por dia com o Headspace. Aproveite centenas de sessões sobre saúde física, desenvolvimento pessoal, gerenciamento do estresse e alívio da ansiedade para você ficar zen. Todas têm o intuito de ajudar você a se estressar menos, se concentrar mais e se sentir melhor. Pratique mindfulness onde e quando quiser. Para te ajudar neste momento de crise, o aplicativo oferece algumas meditações gratuitas que fazem parte de uma coleção maior no aplicativo do Headspace chamada Enfrentando a tempestade. Lá você encontra exercícios de movimento, para o sono e meditações para te ajudar conforme o que estiver sentindo naquele momento. É o nosso singelo modo de te ajudar a encontrar um espaço e gentileza para você e as pessoas à sua volta.
Google Play e iOS

Calm
Esse é um ótimo aplicativo para meditar e dormir. Para procura se sentir menos estressada e ansiosa, além de dormir cada vez melhor, as meditações guiadas, histórias para dormir, programas de respiração e músicas relaxantes são perfeitas.
Google Play e iOS

Ekhart Yoga
Esse é em inglês, mas têm ainda vídeos no YouTube para acompanhar os treinos que misturam meditação e yoga. Para dar apoio a qualquer pessoa diretamente afetada – física ou emocionalmente – pelo surto de coronavírus, o EkhartYoga oferece 12 aulas gratuitas, projetadas especificamente para ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade.

  • Alongamento e Pilates

Namu Pilates
Namu, que significa árvore em coreano, simboliza o conhecimento com suas múltiplas ramificações, está representada nosso logotipo por uma folha que aponta para o norte como uma bússola e mostra nosso objetivo de busca do equilíbrio. Ao cair na água, ela cria ondas circulares que ao se ampliarem, remetem à expansão de conhecimento e de consciência. A plataforma tem a missão de contribuir para a evolução individual e coletiva das pessoas por meio da geração e divulgação de conteúdos que inspirem uma vida mais equilibrada.

Exercícios em Casa
O canal tem programas exercícios para emagrecer, tonificar e esticar o corpo em diversos programas, com tempos e dificuldades diferentes. Gostei muito esse vídeo com acompanhamento de fisioterapeuta para dores nas costas e lombar – alou, home office! Tem ainda aulas de pilater, de dança e vários mais fitness. Vale dar uma passada geral por lá!

  • Dança e Zumba

Mete Dança
Se a sua é dançar mais do que fazer yoga ou musculação, esse é um bom canal. A boa é que gasta bastante calorias enquanto aprende coreografias dos hits mais novos da nossa música popular. Faixas de Anitta, Rennan da Penha e Ludimilla recheiam o canal que nasceu com um grupo de coreógrafos em Feira de Santana, na Bahia.

Fit Dance
A ideia aqui é tornar a vida mais feliz por meio da dança. São coreografias para suar o bigodinho em músicas em português, inglês e espanhol.

  • Musculação, Aeróbico e Funcional

Blogilates

Descobri o canal da Cassey Ho, influenciadora fitness americana, procurando exercícios localizados na internet. Gostei muito dos treinos dela, que têm influencia do pilates, mas são focados em partes específicas do corpo. A série de exercícios para fazer em apartamentos é demais:

Home Fit Home

O canal tem treinos novos a cada semana, com muitas dicas para usar pequenos espaços. O foco ali é queimar gordura, mas vale também para quem quer tonificar o corpo.

Nike Training Club
Indo para os apps, esta é uma boa opção que junta mais de 160 treinos gratuitos no seu celular. Tem exercícios de força e resistência, mobilidade e até yoga. Os treinos são separados por níveis, indo do iniciante ao avançado, com duração de 15 e 45 minutos. Escolha principalmente os que usam apenas o peso do corpo para fazer em casa. Tem ainda uma área de conteúdos criados por grandes estrelas do esporte, como Michael Jordan e Serena Williams. Vale para sistemas Androide e Apple.
Exercícios em casa, ideais para qualquer um e a qualquer hora. Projetado por instrutores físicos profissionais, o Desafio de 30 dias para condicionamento físico ajuda a melhorar a sua saúde e boa-forma com treinos focados em partes diferentes do corpo, indo do iniciante ao profissional.
Google Play e iOS

BTFIT
Esse app oferece aulas coletivas diárias gratuitamente, além de trabalhar com acompanhamento online com personal trainer, permitindo que os usuários sigam treinos personalizados em casa, com duração a partir de 15 minutos. Para as contas pagas, o BTFIT oferece acesso ilimitado às aulas, além de programas de desempenho e participação de desafios.

Seven – Treino de 7 Minutos
Perfeito para quem tem pouco tempo – ou não quer gastar muito tempo com treinos – esta é uma oportunidade de dedicar apenas 7 minutos por dia e, ainda assim, ter benefícios para a saúde. O app permite que você treine a qualquer hora e em qualquer lugar, com layout prático e intuitivo, além de ilustrações.
Google Play e iOS

Freeletics Bodyweight
O app oferece mais de mil variações de treino com o peso do próprio corpo, focados em alta intensidade – cuidado aqui, hein! Quem optar pelo plano pago pode criar treinos personalizados de exercícios e consultar um guia de nutrição.

Fonte: Gabriela Rassy para Hypeness 

Comments are closed.