A relação entre o stress e ganho de peso

Confira alguns alimentos essenciais e práticas para combater os quilinhos a mais e manter a mente saudável

slimming-2728331_640 (1)

O estilo de vida da sociedade atual mudou bastante ao longo dos anos, atingindo o auge da correria principalmente na parte profissional. Associado a este fato podemos observar hábitos cada vez menos saudáveis como excesso de trabalho, poucas horas de sono, má alimentação e inatividade física, aumentando assim, os níveis de estresse tanto físicos quanto mentais.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

O estresse funciona como um gatilho para diversas alterações metabólicas no organismo levando, por exemplo, ao ganho de peso. Para explicar esta correlação, alguns estudos mostram que um dos principais hormônios associados ao estresse, o cortisol, induz o aumento do desejo por alimentos ricos em gorduras e açúcar, aumentando a predisposição de acúmulo de gordura corporal, principalmente na região abdominal.

 

Somado a isso, o excesso de peso gerado por uma alimentação desbalanceada pode aumentar as concentrações de citocinas inflamatórias que elevam ainda mais as concentrações de cortisol no organismo. Dessa maneira, a introdução de alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes, ricos em compostos bioativos anti-inflamatórios e a diminuição do consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura auxiliam na diminuição do cortisol, favorecendo a perda de peso.

Além disso, praticar atividade física regularmente, melhorar a qualidade do sono e práticas como yoga e meditação podem ajudar a controlar o estresse e de quebra ainda perder uns quilinhos.

Hábitos alimentares que combatem o stress

A rotina de toda sociedade mudou muito com o passar dos anos, tendo atingido nos tempos modernos o auge da correria, principalmente, com trabalho profissional. E diante disso, a alimentação é a maior prejudicada com hábitos acelerados que a população não nota que são adotados. O café da manhã atropelado, o almoço que vai tomar menos tempo para voltar ao trabalho e o jantar pesado para suprir a vontade do dia inteiro. Este é o produto final dessa rotina agitada: o estresse.

Como em todas as implicações da saúde, a alimentação exerce influência importante no comportamento emocional, e para quem se encontra nesta situação, alguns alimentos podem ser incluídos na dieta que vão auxiliar no combate ao estresse:

Hortelã: a erva aromática leva mais do que sabor aos pratos, pois possui propriedades digestivas e calmantes. Uma infusão com as folhas desta planta, além de ajudar no processo de digestão, ainda diminui a agitação e reduz a ansiedade.

Aveia: Tanto a aveia quanto outros cereais integrais, frutas com casca e verduras também ajudam a aumentar os níveis de serotonina no cérebro, que é um hormônio responsável pela sensação de bem estar e controle do apetite. Esses alimentos oferecem esse recurso de maneira natural por serem fontes de vitamina B6 e magnésio. Ainda fornece fibras que dão saciedade e evitam que você exagere na próxima refeição.

Castanha-do-Pará: é excelente fonte de vitaminas e do complexo B, nutrientes indispensáveis para a produção adequada de energia, ou seja, ajudam a combater o cansaço e a fadiga. Mas sem exageros, pois é um alimento calórico. Duas unidades por dia são suficientes.

Leite: nele estão presentes dois nutrientes que ajudam a acalmar e induzem ao relaxamento: triptofano (indispensável para a síntese de serotonina) e cálcio.

Folhas verdes escuras: contêm boa quantidade de magnésio, mineral importante para o relaxamento. Além disso, está envolvido na síntese de serotonina. Porém, as frutas e hortaliças no geral são alimentos que oferecem vitaminas e minerais importantes para o metabolismo, como vitamina C, vitamina E, betacaroteno, complexo B e minerais. Portanto, aposte nesses alimentos, que oferecem uma grande variedade de nutrientes e favorecem a saúde como um todo.

- Banana: rica em triptofano, ajuda na sensação de bem-estar, mas não é só isso. Ela também possui um tipo de proteína que é convertida em serotonina, no corpo, além de vitaminas do completo B e outros nutrientes, como o potássio.
Oleaginosas: castanha-do-Pará, castanha-de-caju e amêndoas são sementes oleaginosas indicadas pela especialista para lutar contra o estresse pela alimentação. Além de serem ricas em triptofano, também possuem boas quantidades de vitaminas do complexo B e magnésio.

Cacau/chocolate acima de 70% cacau: chocolate não é proibido para quem deseja reduzir os níveis de estresse, mas só vale comer o tipo amargo, com pelo menos 70% cacau. A nutricionista afirma que seu potencial benéfico está no fato do doce ser antioxidante, nivelar a pressão arterial e melhorar a circulação sanguínea. Mesmo assim, a moderação é a chave. “O ideal é consumir em pequena quantidade uma vez por semana”, diz.

Além disso, a prática de atividade física e uma boa noite de sono são fundamentais para combater o estresse., assim como práticas como yoga e meditação.

Fonte: Patricia Davidson para Vogue – Foto: Michal Jarmoluk para Pixabay

Comments are closed.