Sua empresa se preocupa com a sua saúde?

adult-2449725_640

Uma das principais preocupações das empresas deve ser com o bem-estar dos seus colaboradores, principalmente quando o tema é saúde do trabalho. Ter todos os funcionários trabalhando de forma produtiva é o ideal para as organizações, mas por diversos fatores isso não acontece com facilidade. E a ausência do colaborador por motivos de saúde é um deles.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Promover ações que melhoram a saúde dos colaboradores gera benefícios tanto para os funcionários quanto para as organizações. Um colaborador que não esteja bem, mesmo que esteja presente, não tem a mesma produtividade. Devemos nos atentar também para doenças contagiosas, como gripes e resfriados, que podem prejudicar outras pessoas no ambiente.

Entre os grandes vilões por problemas de saúde do trabalho estão as tensões musculares, causadas, na maioria das vezes, por várias horas de trabalho na frente do computador. Apesar de não ser uma tarefa pesada, exige muita concentração, o que gera a tensão.

GINÁSTICA LABORAL E SEUS BENEFÍCIOS

Para evitar as complicações mencionadas, a recomendação é sempre cuidar da sua postura, fora e dentro do ambiente de trabalho. Uma das práticas bastante utilizadas pelas organizações é a ginástica laboral, que tem como principal objetivo prevenir tensões e outros problemas causados pela atividade diária.

A ginástica laboral é normalmente realizada dentro do ambiente de trabalho, pode ser feita diariamente ou conforme a frequência que a empresa disponibiliza, por um curto período de tempo, normalmente de 10 a 15 minutos. A atividade ajuda no alongamento e fortalecimento de musculaturas com pouco uso, compensa posturas além de poder ser realizada para relaxamento e diminuição do estresse.

COMO CUIDAR DA SAÚDE DENTRO DO AMBIENTE DE TRABALHO

Atualmente algumas organizações têm programas para melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores, além de ginásticas laborais, oferecem massagem e disponibilizam manuais de bem-estar e saúde do trabalho. Mas é preciso também que os funcionários se preocupem com sua saúde dentro e fora do ambiente corporativo.

Para evitar complicações futuras, que prejudiquem a empresa e o colaborador, devemos realizar atividades saudáveis, como:

  • Manter uma boa alimentação: mesmo em dias corridos, nunca deixe de se alimentar de forma saudável. Isso evita mal-estar e dificuldades em realizar as tarefas, após as refeições.
  • Praticar atividades físicas regulares: Além das ginásticas laborais, exercitar o corpo é de extrema importância, alongue-se durante o dia e realize atividades fora do ambiente corporativo.
  • Aproveitar os momentos fora do ambiente de trabalho: Ao sair da empresa, desligue-se de suas atividades, aproveitar os momentos com família e amigos ajuda a relaxar e preparar a mente para o próximo dia de trabalho

A preservação e manutenção da saúde do trabalho, reflete diretamente no rendimento dos colaboradores. Diversas empresas já estão mudando suas prioridades, não se restringindo apenas aos aspectos de produção, mas também na qualidade de vida de seus funcionários. A ginástica laboral é uma forma de deixar a rotina mais agradável, mas é preciso também se atentar para o desgaste emocional. É sempre melhor prevenir do que remediar.

Fonte: Saúde da Saúde - Fotografia: Rawpixel para Pixabay

Comments are closed.