O que NÃO falar para quem tem problemas psiquiátricos [sincerão]

Vale para depressão, ansiedade, burnout, síndrome do pânico, boderline e vários outros

cat-334383_640

Eu, que mandei este texto para você, não quero ser mal educado, apesar da pessoa que escreveu parecer um pouco rude as vezes. Mas, relaxa, a colega só toma um remedinho que deixa ela sincera demais, só que as dicas você ainda precisa saber, tá? Com muito carinho.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

 

Nossa, mas você é tão bonit@, não entendo por que você faz isso

Sério mesmo que você acha que ter um corpo atraente, ser o que você considera bonito, é o que faz ou não a pessoa ter problemas na cabeça? Se você respondeu sim a esta pergunta, por favor, procure um psicólogo que você precisa de tratamento.

 

Mas porque você vai pagar alguém para te ouvir quando tem tantos amigos e família aqui?

Bom, para começar porque eles não me fazem perguntas estúpidas e destrutivas como essa e porque a pessoa estudou o suficiente para saber me ajudar, o que claramente você não fez. Então, a não ser que você queira um boleto meu para pagar, não me faça esta pergunta.

 

Mas você já pensou em mudar de trabalho ou tirar umas férias?

Meu amor, eu penso nisso todo dia, você não descobriu a América não, viu? O problema não está apenas no trabalho, está na forma que eu lido com ele, ou seja, mudar de trabalho ou tirar férias só me afastarão um pouco dos sintomas e não tratarão a causa, fazendo com que eu continue com burnout. Então me ajuda não atrapalhando, tá bem?

 

Acho que você só precisa fazer mais sexo…

Não vou nem comentar sobre as implicações sexistas ou machistas de quando se fala algo assim (principalmente o popular “vai dar que passa”). A pessoa com problemas psicológicos ou psiquiátricos está doente, e não é por causa de falta de sexo. Ela pode fazer muito sexo, inclusive, e de ótima qualidade, mas isso não faz com que a relação dela com os seus problemas, que no caso do burnout é principalmente o trabalho, sejam magicamente resolvidos depois de gozar, viu? E se você resolve os seus problemas assim, na boa, mais uma indicação para buscar tratamento.

 

Mas quando você faz [coloque aqui o comportamento que você considera destrutivo] você machuca todos nós também!

Pessoa querida do meu coração, se o ser que você está pensando em falar isso está se cortando, machucando, queimando, coçando ou qualquer outra coisa que a machuque, isso faz parte do quadro de doenças que ele está, e normalmente ele faz isso para aliviar a pressão que sente por estar com o problema ou nas crises. Você falar isso só vai fazer com que ele sinta mais peso, porque além de ver o próprio braço cortado ele está vendo o seu também, o que só vai fazer com que o corte no braço dele seja mais profundo ainda. Não seja esta pessoa, se você não sabe o que falar, fique quieto. Se ele correr risco de vida, peça ajuda especializada.

 

Tudo bem com você? (com a maior cara de pena do mundo)

Já falamos sobre o peso que a pessoa com transtornos psicológicos sente. Você chegar com um “tudo bem?” assim, faz com que ela se sinta na obrigação de mentir para você dizendo que está tudo bem quando claramente não está. É tipo quando você pergunta para as pessoas no velório de um ente querido se está tudo bem. CLARO QUE NÃO! Troque por um “como você está?” com uma cara neutra, isso deixará a pessoa mais a vontade para responder e tirará pelo menos uma parte do peso de cima dela, mas esteja preparado para a resposta caso faça essa pergunta. Se não quiser saber, melhor nem perguntar, DE VERDADE.

 

Quando você volta ao trabalho?

Na boa, que parte que o burnout sofre por questões relacionadas ao trabalho você não entendeu?! A pessoa não sabe! Não sabe quanto tempo o tratamento irá durar, não sabe quando poderá voltar sem correr o risco de ter uma crise muito forte… sério, esquece esta pergunta, ok? Ninguém sabe a resposta e se a pessoa quiser que você saiba quando ela é esperada de volta, no fim do tratamento, ela vai te falar.

 

Mas você sabe que a empresa provavelmente vai te mandar embora, né?

Sério, tudo o que eu preciso quando eu estou no meio de um tratamento médico é que alguém me diga que eu tenho tudo para ficar sem convênio, sem dinheiro para comprar os meus remédios, sem terapia e seja obrigado a morar em baixo da ponte! Pessoinha, não adianta querer que eu procure emprego agora porque o meu cérebro fritou, eu não consigo fazer coisas normais sem ter crises, quem dirá pensar no trabalho. Além disso, garanto que eu já pensei nisso bem mais do que você e sempre analisei as piores hipóteses e estou surtando por dentro com isso, não preciso que você me faça surtar por fora também.

 

Você precisa __________ para conseguir dormir e ficar bem

Meu bem, se você não é o especialista responsável pelo meu tratamento, não adianta me mandar tomar chá, orar ou rezar dez mil vezes a mesma coisa, fazer faxina na casa, correr 25 km no deserto ou qualquer outra coisa. Insônia é comum quando se tem um transtorno psiquiátrico e a receita da sua avó de contar carneirinhos não vai funcionar no meu caso, só vai me irritar. Então, por favor, acredite em mim quando eu digo que se tivesse uma solução mágica para a minha insônia eu já teria encontrado.

 

Mas esses remédios viciam?

Sério mesmo que você está pegando a única coisa que está me prevenindo de ter um treco na sua frente para transformar em mais peso em cima de mim? Qualquer coisa que você faça todo o dia pode acabar virando um hábito ou te viciando. Eu não estou me drogando, eu estou me tratando de um problema. Pensa assim, tudo o que você não falaria para uma pessoa que quebrou o braço em cinco partes, como mandar ela tirar o gesso para não ficar com o braço torto, você não deve falar pra mim. Estamos acertados?

 

O que você vai fazer ou fez hoje? (todo o santo dia)

Eu não quero ser cobrado, e se quisesse que você lesse o meu diário mandaria o link ou as folhas, ok? A não ser que você queira fazer algo comigo, e neste caso é melhor perguntar de uma vez se eu quero ou não, a sua pergunta vai cair como um peso pra mim, que vou pensar “meu deus eu não estou fazendo nada da minha vida!”, “eu sou um nada, um lixo” ou coisas assim. Então simplesmente não faça isso, ok?

 

Mas você não quer mesmo falar sobre isso/ fazer tal coisa etc.?

Meu amor, vamos lá, é bem provável que a minha personalidade envolva uma certa dificuldade em falar não para as pessoas. Ou seja, já foi bem difícil falar este não aqui, e você ficar me perguntando se eu tenho certeza além de atrapalhar o meu processo de tratamento, me faz questionar váaaaaarias atitudes e decisões que eu tomei ao longo do dia. Então, se eu disse não, só aceita, tá? Fala comigo sobre gatos, o tempo, aquela torta de chocolate maravilhosa que você trouxe pra mim, coisas agradáveis! (Fica ai a dica sobre o doce… rs)

 

Nossa, mas você nem parece doente / Nossa, mas você está acabado hein?

Eu sei que ninguém tem a obrigação de saber como tratar alguém que está vivendo com burnout ou algum outro problema psiquiátrico, mas um pouquinho de bom senso faria a sua mãe ter orgulho de você, sabia? Não, eu não tenho um nariz quebrado, então você pode não ver o meu problema estampado na minha cara. Assim como eu posso estar muito mal naquele dia e estar toda remelenta, com olheiras, sem pentear o cabelo e apenas lutando para respirar. Nesses dois cenários o seu comentário vai ajudar no que mesmo? Isso aí, em nada. Então não abra a boquinha. Inclusive, leve esta dica para a vida, tá bom? Porque quando você quebra esta regrinha, apesar de eu estar exausta, me dá vontade de dar um belo tapa na sua cara. Estamos conversados? Beijo com amor.

 

Mas não faz mal dormir tanto tempo assim?

Não, meu bem, o que faz mal é cuidar da minha vida quando você não é meu médico ou terapeuta. Se eu durmo é porque eu durmo, se não durmo porque não durmo? Na boa, deixa que eu e meu médico nos preocupamos com isso, ok? A não ser que eu peça ajuda a você.

 

“Você engordou/ emagreceu” ou “O seu remédio engorda/ emagrece?”

Meu queridinho, presta atenção numa coisa aqui para a tia: eu provavelmente estou doente porque algo com a minha forma de lidar com as cobranças “normais” (mesmo sendo escrotas) deste mundo não vai bem. Logo, você me “elogiar” ou cobrar para manter um certo padrão de beleza de uma sociedade que é mais doente do que eu não é NADA legal, não importa as palavras que você use. Para deixar bem claro, o meu remédio é o meu tratamento, ele é sim cheio de efeitos colaterais, assim como a sua coca cola, cerveja, chocolate, remédio para a dor de cabeça da sua prima ou qualquer outra coisa que você use e eu não encho o seu saco por isso, ok? Para continuar, eu também tenho espelho em casa e roupas que estão ficando apertadas/largas, então não preciso do seu lembrete. Não perca a oportunidade de ficar quietinho para a tia gostar de você, ok?

 

Você nem me chama mais para conversar

Depois de tudo o que você leu nesta lista, deve ser possível pelo menos ter uma ideia porque as vezes só a possibilidade de pensar em conversar me deixa desesperada ou estressada. (Se ainda não entendeu leia o significado de empatia aqui) Não é por mal, mesmo com tudo isso que eu disse, eu ainda amo você, é que eu estou passando por um momento muito difícil mesmo. Tente se aproximar de mim aos poucos, seguindo essa listinha, eu vou ficar feliz em ter você por perto.

Fonte: Agenda de um BurnoutFoto: Philip Pena para Pixabay

Comments are closed.