Brasil é o país mais deprimido e ansioso da América Latina, de acordo com OMS

worried-girl-413690_640

Atualmente, cada vez mais pessoas sofrem de depressão. Nos últimos dez anos, o número de pessoas deprimidas aumentou 18,4%.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

De acordo com um relatório feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 322 milhões de pessoas no mundo sofrem com os efeitos da depressão – cerca de 4,4% da população.

No Brasil, 5,8% da população sofre com a desordem. Esse número é o mais alto do continente latino-americano. A faixa etária de maior prevalência da doença é entre os 55 e 74 anos.“Apesar de a depressão atingir sujeitos de todas as idades, o risco se torna maior na presença de pobreza, desemprego, morte de um ente querido, ruptura de relacionamento, doenças e uso de álcool e de drogas”, explica o relatório.

Em relação à ansiedade, o Brasil também lidera a lista, 9,3% da população. Este problema engloba outros efeitos como ataques de pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, fobias e estresse pós-traumático. As mulheres são as que mais sofrem: 7,7% das mulheres são ansiosas e 5,1%, deprimidas. Em relação aos homens, esse número cai para 3,6% em ambos os casos.

O estudo ainda mostra uma possível causa para índices tão elevados. “Esse crescimento é sentido principalmente em países com menor renda, porque a população está aumentando e mais gente está vivendo até a idade em que depressão e ansiedade são mais comuns”.

Texto original: Plus 55 - Tradução: Jornal Ciência - Foto: Ryan McGuire para Pixabay

Comments are closed.