Dormir até tarde no fim de semana faz você viver mais

Ainda não dá pra dizer que o sono perdido durante a semana é compensado na folga, mas cientistas provam que uma soneca longa no domingo pode salvar sua vida

cat-3301186_1280

Não, aquela velha história de compensar o sono perdido durante os dias úteis no fim de semana ainda não é verdade. Mas uma pesquisa realizada na Suécia, que estudou mais de 38 mil adultos, concluiu que dormir mais nos dias de folga pode salvar você de uma morte precoce.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Estamos calejados de ver estudos que examinam a relação entre sono e saúde, mas essa nova pesquisa se concentra na relação entre o sono dos dias de semana e o do fim de semana. E isso é algo que não é levado em consideração em muitas outras pesquisas: “Eu suspeitava que poderia haver alguma modificação se você incluísse também o fim de semana de sono ou o sono de folga”, diz Torbjörn Akerstedt, líder do estudo.

Os cientistas descobriram uma taxa de mortalidade 65% mais alta entre adultos (com menos de 65 anos) que dormem durante 5 horas (ou menos) nos 7 dias da semana, comparando com aqueles que dormem de 6 a 7 horas. O curioso vem justamente em relação ao sono no final de semana: pessoas que dormem pouco durante os dias úteis, mas que têm uma soneca longa nos dias de folga (no mínimo 8 horas) não tiveram aumento no risco de morte.

Esses dados seguem os registros de óbitos ao longo de 13 anos (1997 a 2010) – é importante observar que o comportamento do sono foi medido apenas uma vez, no início desse período. Fatores como sexo, índice de massa corporal, tabagismo e atividade física também foram levados em consideração na pesquisa – para os cientistas terem maior exatidão da influência do sono nas ocorrências.

Outro dado relevante diz que os dorminhocos que ficaram mais de 9 horas na cama por noite também tiveram uma taxa de mortalidade maior que a galera que dorme de 6 a 7 horas todas os dias. Os autores do estudo afirmam que isso ocorre porque mais tempo na cama está relacionado a outros problemas de saúde.

Stuart Peirson, especialista em sono da Universidade de Oxford, falou ao jornal The Guardian que os requisitos de sono variam de pessoa para pessoa, é um fator genético, mas afirmou que a “dívida de sono” precisa ser “paga”. E é uma boa ideia tentar tirar o atraso no sábado e no domingo.

Fonte: Superinteressante -  Foto:  W4Media

Comments are closed.