Depressão no ambiente de trabalho: superando as dificuldades

Com o desenvolvimento das tecnologias e o caminhar das sociedades – estas, que ganharam muito, mas também perderam muito com o mundo globalizado – tem se também o desenvolvimento de novas lógicas de trabalho, das indústrias e das empresas, que cada vez mais, conforme cresciam, foram exigindo disposições sempre mais intensas de seus funcionários, dada as necessidades de um mercado extremamente voraz.

sad-505857_1280

Tendo esse cenário em vista, rotinas exaustivas e o aumentar das pressões por resultados nos ambientes de trabalho tornaram-se experiências comuns dentro destes lugares. Com isso, algo possível de ser observado entre seus frequentadores fora o aumento de suas taxas de stress, de suas taxas de ansiedade e de outros sintomas que, quando em excesso, teriam um poder altamente negativo e catastrófico em nossas vidas e em nossa saúde como um todo.

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

A depressão pode ser vista como uma consequência disso em muitos casos – para além de suas outras possíveis causas – quando locais de trabalho estressantes e a grande falta de apoio psicológico tornam-se as vivências do trabalhador que, estando em estado depressivo ou tendo este agravado pelo lugar onde trabalha, acaba, por uma serie de motivos, pessoais e outros vinculados ao próprio trabalho, deixando de falar sobre seus problemas e dificuldades.

O quadro depressivo é algo sério, e que precisa ser tratado. Hoje, tem-se que algumas empresas prestam serviços de apoio psicológico aos seus funcionários, isso quando não os oferecem planos de saúde. Cuidar da vida excede a preocupação com qualquer trabalho, e é exatamente sobre isso que falaremos hoje.

Reconhecendo os sintomas da depressão

Em primeiro lugar, é importante destacar que a depressão não é uma onda de tristeza passageira como muitas pessoas costumam dizer, mesmo em tom de brincadeira, vinculando isso a um estado “deprê”.

A depressão é um estado psicológico, que necessita de tratamento e apoio, podendo ocasionar danos graves a vida dos indivíduos que sofrem com ela. Nesse sentido, pensando sobre os diversos ambientes de trabalho existentes por aí, tem-se que as vivências negativas propiciadas por estes lugares, assim como a falta de locais de auxilio aos profissionais, podem iniciar ou agravar estes estados.

Alguns dos sintomas mais comuns da depressão estão relacionados à falta de ânimo aliada a níveis de indisposição bastante altos, momento em que possivelmente já surgiram ou irão surgir alterações no sono, quando poderão se ter momentos tanto de insônia quanto de excesso de sono, assim como perda ou ganho intenso de apetite e até mesmo falhas na memória do indivíduo devido a pouca energia e a outros fatores desencadeados pelo quadro depressivo.

Percebe-se, quando no trabalho, a dificuldade e a falta de empenho por parte daquela pessoa que se encontra lidando com a depressão. A ansiedade negativa provocada pela pressão intensa, a constante sensação de inutilidade, de tristeza – sintomas recorrentes da depressão – tornam extremamente difícil para ela o alcançar de seus objetivos naquele ambiente.

Em estudo realizado pela OMS em 2017 (Organização Mundial da Saúde), elaborou-se a triste perspectiva de que, em 2020, a depressão será a segunda maior causa de incapacidade laboral do mundo.

Ainda em relação ao estudo, percebeu-se que, em comparação com o ano de 2005, um percentual de 18,4% a mais de pessoas estaria lidando com as consequências do transtorno em 2015, dez anos depois. Nesse ano, teria sido constatado o número aproximado de 322 milhões de pessoas com depressão, algo extremamente triste e assustador.

As sensações de desamparo e solidão nestas situações são intensas. A falta de concentração e o isolamento social, que acabam sendo outros sintomas do quadro depressivo, fazendo com que o indivíduo, seja ele um trabalhador ou não, passe a ter muitas dificuldades em realizar aquilo que normalmente realizava antes.

Perde-se o prazer em fazer coisas que antes lhe eram prazerosas, seja no ambiente de trabalho, atividades de lazer e até mesmo em sua vida sexual.

Normalmente sofrendo em silêncio pelo receio de compartilhar seu momento com alguém, como um chefe ou um supervisor, por exemplo, o profissional progressivamente deixa de ter um bom desempenho, de maneira que suas tarefas tornam-se cada vez mais desgastantes e exaustivas de se completar, algo que diminui muito seu rendimento.

Nessas situações, deve-se sempre buscar algum tipo de ajuda, um tratamento terapêutico dentre outras possibilidades, pois depressão tem solução, tem cura. O apoio tem de vir de todos os lados, seja da família, dos amigos, da empresa e dos próprios colegas próximos, assim como dos chefes. Ter compaixão é necessário nesses e em tantos outros casos que existem por aí, mesmo fora do ambiente de trabalho.

Como superar as dificuldades impostas pela depressão 

Tendo como base experiências de sucesso de diversas empresas, como a Google, a 3M, a Twitch e algumas outras, como startups e empresas de pequeno porte, separamos algumas medidas que podem fazer parte da infraestrutura dos negócios, fazendo da saúde do funcionário melhor, aumentando seu desempenho no trabalho e fazendo do ambiente um lugar mais prazeroso para se trabalhar.

Aqui estão elas:

1) Fazer uma biblioteca na empresa com livros de diferentes áreas, mas que possam agregar conteúdo aos funcionários;

2) Organizar campeonatos internos para homens e mulheres da empresa que queiram participar, em modalidades diferentes: futebol, sinuca, tênis de mesa, clube da corrida, vídeo game, vôlei e outras modalidades;

3) Usar das mídias sociais para criar grupos, postar fotos de momentos dentro da empresa, estreitando o contato de seus membros;

4) Organizar happy hours da empresa com alguma frequência, permitindo o conhecimento de todos por todos;

5) Fazer eventos corporativos algumas vezes por ano, juntando toda a equipe, seus familiares, elegendo algum orador para momentos de discurso;

6) Deixar com que cada um faça da sua mesa ou setor um espaço aconchegante, com fotos e outras recordações importantes para ela;

7) Organize palestras para que seus funcionários possam assistir e aprender ainda mais sobre um determinado assunto, normalmente algo que tenha a ver com empresa;

8)  Programa Roda da Vida desenvolvido pelo Laboratório Sabin, que deu origem a mais de 20 práticas na empresa, ao observar nove aspectos da vida do funcionário: profissional, desenvolvimento,intelectual, saúde, relacionamento familiar,relacionamento social, bem-estar, lazer e experiências;

9) “Tire seus sonhos da gaveta” – Faça uma reunião anual e busque saber os objetivos das pessoas que trabalham na empresa, ajude-as a chegar lá;

10) A plataforma Viva Melhor reúne ações de saúde e bem-estar, como o Circuito Saúde: avaliações preventivas, campanhas de alimentação saudável e a manutenção de uma equipe interna com psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta (massagens relaxantes ante stress) e professor de educação física;

11) Crie canais internos para que os funcionários compartilhem suas paixões. Clubes internos para que trocas de aprendizados entre os colegas possam acontecer, dentro de áreas de interesse. Ex: alguém que fale inglês ensinando alguém que não; alguém que toque algum instrumento podendo ensinar alguém que não;

12) Faça ações de empreendedorismo, um dia para discutir a criação de um produto ou uma ideia a ser gerida pela equipe que a escolheu;

13) Trabalhar dá fome, então não custa manter um espaço com lanchinhos saudáveis para seus colaboradores comerem e socializarem. Oferecer frutas e sucos para os funcionários.

14) Colabore com o meio ambiente: coloque plantas no seu escritório, estude métricas para diminuir o consumo de energia e desenvolva projetos para melhorar o ambiente externo da empresa;

15) Fazer programas comunitários com a participação da equipe como: reforma de creche, montar biblioteca pública e aulas gratuitas para comunidade;

A importância de cuidar de si mesmo – uma reflexão

Pensando um pouquinho nessa questão do trabalho, pode ser importante ter em mente que nenhum deles pode te oferecer como salário mais tempo de vida, mais tempo para estar com seus amigos, mais tempo para estar com a sua família e até mesmomais tempo pra estar consigo mesmo, investindo em você e emcoisas que você gosta.

Nós, no entanto, precisamos do trabalho, de alguma forma, para sustentar nossos dias com base no dinheiro que ganhamos, porque, caso contrário, ficamos sem um lugar para morar, sem alimentos para sobreviver, sem meios de locomoção; isso pra não falar dos outros tantos trabalhos que não envolvem diretamente o dinheiro, mais que estão aí todos os dias.

Porém, uma das coisas que nunca nos contam sobre o trabalho é que ele tem o poder de consumir – até mesmo de viciar dependendo das circunstâncias – caso não formos com calma nesse vínculo que construímos com ele.

Enquanto você se estressa, diz que tem mil coisas para fazer, mil tarefas para completar, esse tempo que nós temos voa e não volta mais.

Quando você começa a investi-lo mais em coisas que te colocam pra baixo, deixando de ser feliz ou de usa-lo para aquilo que ele existe – para viver – é hora de parar um pouco para se ter analises como esta.

Será que tudo isso vale a pena? Será que alcançar o melhor cargo da empresa vivendo sob essas circunstâncias vale a pena? Ser rico e doente, enquanto se poderia ter uma vida saudável e também cheia de condições, de vivências positivas? Fazer uma coisa que não se gosta? Será que você já parou para pensar nisso? Eu espero que sim, mas caso ainda não, fica aí então, mais uma reflexão…

Fonte: CENAT – Fotografia: Pixabay

Comments are closed.