A psicoterapia é “O” tratamento biológico

harmony-1229893_1280
A neurociência surpreendentemente nos ensina que a psicoterapia não é apenas puramente biológica, mas é o único tratamento biológico real. Ele aborda o cérebro na maneira como ele realmente se desenvolve, amadurece e opera. Segue os princípios da adaptação evolutiva. É consonante com a genética. E cura especificamente as adaptações problemáticas do cérebro precisamente nas formas que elas evoluíram em primeiro lugar. A psicoterapia desativa os mapeamentos do cérebro mal-adaptativos e promove caminhos novos e construtivos. Deixe-me explicar.
As operações do cérebro são puramente biológicas. O cérebro mapeia nossas experiências e memórias através da ligação de trilhões de conexões neuronais. Essas teias interconectadas criam circuitos maiores que mapeiam por toda a arquitetura do córtex. Isso gera mapas neuronais simbólicos de alto nível que tomam forma como imagens em nossa consciência. O jogo da consciência é o mais alto nível de forma simbólica. É um teatro vivo de “imagem-inação”, um mundo representacional que consiste em um elenco de personagens que se relacionam por meio de sentimentos, bem como cenários, enredos, cenografia e paisagem.
À medida que nos adaptamos ao nosso ambiente, o cérebro mapeia nossa experiência emocional através da memória cortical. Isso começa muito cedo na vida. Se um bebê é surpreendido por um barulho alto, seus braços e pernas se agitarão. Seu coração bombeia adrenalina e ele chora. Esse “sobressalto” mapeia uma resposta de luta ou fuga em seu córtex, que é mapeada através da serotonina e do cortisol. O bebê é restaurado pela posse de sua mãe. Seu reparo responsivo mais uma vez restabelece e mantém seu bem-estar, que é mapeado através da ocitocina. Essas experiências formativas contínuas da vida são mapeadas na memória precisamente nessas duas formas básicas.
Esses dois modos básicos são subjacentes ao mapeamento de todo o jogo na memória. Uma peça escrita através de apego e emoções positivas promoverá a autenticidade e o amor. Uma escrita de trauma pode gerar uma narrativa mais sombria e sintomas psiquiátricos. Uma brincadeira problemática afeta o próprio sentido do eu da criança, sua autoestima e valor. Isso também distorce a qualidade do relacionamento com outras pessoas para desconfiança, remoção emocional e raiva.
“Uma peça escrita através de apego e emoções positivas promoverá a autenticidade e o amor. Uma escrita de trauma pode gerar uma narrativa mais sombria e sintomas psiquiátricos.”

É nosso temperamento genético individual que determina a forma dos sintomas psiquiátricos, seja depressão, ansiedade, fobias, hiperatividade, obsessões, compulsões ou psicose. A privação e o abuso em um indivíduo podem gerar depressão, enquanto um trauma semelhante em outro pode gerar um estado fóbico. O temperamento de alguém é o componente genético na formação de condições psiquiátricas.
Reparando o Cérebro
 
O processo da psicoterapia corrige especificamente e biologicamente os danos causados ​​ao jogo da consciência. Para apresentar como mapeamos nossa experiência e como efetuar mudanças no cérebro, usarei um exemplo simples de aprendizado neuromuscular. Este exemplo é sobre o aprendizado de tocar uma guitarra. Aprendizagem neuromuscular é similar a outros instrumentos musicais, esportes, dança ou outra atividade física aprendida.O que acontece ao cérebro depois de você aprender a tocar a corda B7 da guitarra, fica um pouco mais fácil. Depois de uma noite de sono, você tenta de novo, e ainda é muito desajeitado. Você ainda precisa de plena atenção consciente para obter os dedos corretamente para as cordas. O som começa a sair melhor. Mas chegar lá ainda é muito lento. O acorde não é, ainda, utilizável. Após 3 dias de trabalho, você pode finalmente tocar o acorde. Seus dedos não doem mais, e há uma melhor coordenação para a posição da mão. Sua mão agora funciona como uma unidade inteira, sem esforço muito consciente. Você não precisa mais pensar nisso. Você já dominou o acorde. Você estabeleceu um mapa neuromuscular B7 em seu córtex.

Vamos dizer que você aprendeu o acorde usando uma posição de mão, e agora você quer corrigi-lo. A fim de fazê-lo, você primeiro tem que forçar-se a parar de usar a posição da mão velha. Mais uma vez, você tem que dar total atenção consciente para segurar seus dedos e mão de forma diferente. Isso leva você de volta à dor muscular, falta de jeito, lentidão, incapacidade e frustração, assim como fez pela primeira vez, mas não tão ruim. Isto é necessário para que você estabeleça um novo e diferente mapa neuromuscular B7 em seu córtex. Uma vez que este é estabelecido, opera-se usando o mapa novo, que lhe permitirá jogar automaticamente. O processo de mudança no cérebro envolve desativação — desuso, não usando o antigo mapa cerebral; e, em seguida, criar uma nova experiência neuromuscular para criar um acorde B7 recentemente mapeado, que é ativado.
Isto descreve a aprendizagem e a mudança neuromusculares simples. Na esfera emocional do jogo da consciência, a mudança e o crescimento são muito mais complicados. Porque a peça é escrita através da amígdala e do sistema límbico, a mudança tem de prosseguir através do sentimento. O processo de mudança é chamado de luto.
“O trauma tem que ser lamentado, a fim de passar para algo novo e melhor. Trauma é o mais difícil de todos os anexos para lamentar. “
 
Na psicoterapia, o paciente lamenta as dores de sua vida no contexto da confiança emocional com o terapeuta. O paciente lamenta o abuso e privação de sua vida e enfrenta a dor de novo, a fim de desativar os mapeamentos cerebrais ligados negativamente. Elisabeth Kübler-Ross descreveu com precisão os processos envolvidos nos cinco estágios de luto ao velho jogo para aceitar e habitar um novo. Deve-se percorrer as seguintes etapas: desafio e negação – estar disposto a abrir e sentir a dor novamente. Então se sente a raiva na verdadeira fonte do abuso; e um sente a tristeza em perder fontes problemáticas velhas da segurança ou sente a privação da dor própria; e, finalmente, a aceitação de não mais habitar uma antiga identidade familiar. O trauma tem que ser lamentado, a fim de passar para algo novo e melhor. Trauma é o mais difícil de todos os lutos para lamentar.O velho jogo que gera sintomas e sofrimento foi escrito a partir do trauma, mapeamentos neurais envolvendo serotonina e cortisol influenciados pelo sistema límbico, que está envolvido na experiência emocional. Anexos traumáticos precisam ser lamentados para que eles percam o seu poder e, em seguida, ser relegado para a memória desativada. No contexto do porto seguro do terapeuta, um digere lentamente, desativa, e estabelece para descansar os mapeamentos do jogo velho; os sintomas e o sofrimento gerados pela velha peça desaparecem. Durante a terapia, o paciente escreve e habita um novo jogo de confiança e emoções positivas e apego. Aqui a ocitocina é o mediador, ao invés de serotonina. O processo de luto em psicoterapia especificamente repara o cérebro da mesma forma que o jogo original foi construído.

Texto original inglês: Medscape Tradução: Blog do professor Armando RibeiroFoto: Devanath para Pixabay

Comments are closed.