Otimismo beneficia a saúde, diz psicóloga Ana Maria Rossi

O principal é praticar ações preventivas e repensar as prioridades de vida, destaca a presidente da Isma-BR e copresidente na Divisão de Saúde Ocupacional da Associação Mundial de Psiquiatria

men-2425121_1920

Pesquisas comprovam: ser otimista reduz o estresse, aumenta a autoconfiança e faz bem à saúde. Pensamentos negativos suprimem a imunidade e nos tornam mais suscetíveis ao adoecimento. Mas fica a questão: como vivenciar principalmente os aspectos positivos da vida num mundo onde a maioria das pessoas está sujeita a um alto e perturbador nível de estresse?

CONTINUE LENDO A MATÉRIA

Para todos os efeitos, é melhor olhar o mundo pelo lado positivo: em vez de ruminar sobre eventos negativos, avalie a situação, racionalize os fatos e reestruture o pensamento irracional de forma positiva ou neutra. O objetivo não é se dissociar dos fatos, mas usar lentes mais coloridas para filtrar a realidade. O pessimismo é um gatilho para aumentar o nível de estresse e induzir a doenças, como a depressão. As estatísticas preocupam. Pesquisa da International Stress Management Association no Brasil (Isma-BR), em 2016, indica que 72% dos brasileiros sofrem sequelas por manterem um nível de tensão elevado.

Este é um momento importante para corrigir distorções na maneira de pensar e nos comportamentos para iniciar 2018 de bem com a vida.

Acreditando que a disseminação de conhecimento e experiências ajuda a comunidade a atuar na redução das causas de estresse e na adoção de estratégias de gerenciamento que permitam uma vida mais saudável e produtiva, a Isma-BR realiza, desde 2001, o Dia Nacional de Conscientização do Stress no terceiro domingo do mês de novembro. E, desde dezembro de 2014, com a aprovação do projeto de lei 312/2013, de autoria do deputado Adão Villaverde, a data foi incluída no calendário de eventos do Estado.

Este é um momento importante para corrigir distorções na maneira de pensar e nos comportamentos para iniciar 2018 de bem com a vida. O principal é praticar ações preventivas, repensar as prioridades de vida, ter paixão pelo que se faz e equilibrar razão e emoção. A postura mental da pessoa afeta diretamente sua saúde. Estudos feitos pela Stanford University (EUA) indicam que o otimismo fortalece o funcionamento do sistema de imunidade e possibilita que as pessoas se sintam mais no controle da sua vida. Enfim, com esforço e persistência, há esperança para todos.

Fonte: GAUCHAZHFotografia: 5688709 para Pixabay

Comments are closed.